Fundão participa em consórcio europeu na área da energia limpa e neutralidade carbónica

O Município do Fundão integra um consórcio europeu de 11 parceiros oriundos de cinco países com o objetivo de desenvolver estratégias pioneiras e implementar medidas concretas para as cidades de pequena e média-dimensão atingirem a neutralidade carbónica até 2050.

O projeto PLENTY-LIFE arrancou no passado dia 28 de novembro, terá a duração de 36 meses e é um dos seis projetos recentemente aprovados a nível europeu no âmbito do eixo Transição para as Energias Limpas do Programa LIFE, o programa de financiamento da União Europeia para o Ambiente e Ação Climática.

De forma resumida, o projeto terá de entregar um novo modelo de planeamento energético para as cidades de pequena e média dimensão, testado em sete territórios-piloto, um programa de capacitação para a adoção de energias limpas, um manual sistemático de planeamento e implementação, um modelo de monitorização e um plano de replicação.

As estratégias e iniciativas desenvolvidas pelo consórcio serão testadas em quatro países, nomeadamente Áustria, Itália, Portugal e Roménia, sendo o Fundão o território-piloto em Portugal.

O consórcio do projeto é composto pelas seguintes entidades: BOKU – University of Natural Resources and Life Sciences, AIT – Austrian Institute of Technology, eKUT GmbH (Áustria), BuildWind SPRL (Bélgica), Accademia Europea di Bolzano, Comune di Dolo, Comune di Castelfranco Veneto (Itália), EDP New, Município do Fundão (Portugal), BEIA SRL e Judetul Timis (Roménia).

A participação do Fundão neste projeto integra a estratégia prosseguida pelo Município nos temas da sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas, que se manifesta ainda na assinatura do Pacto de Autarcas, na participação nas Missões da UE para as Alterações Climáticas e Cidades Inteligentes e Sustentáveis ou no New European Bauhaus onde o Fundão foi selecionado como uma das 60 Craft Cities.