Inauguração da instalação áudio-visual “Do Princípio do Mundo” na Moagem

Irá realizar-se, no dia 29 de abril de 2023, às 17h00, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da instalação áudio-visual “Do Princípio do Mundo”, de Alexandre Delmar (imagens) e Fernando Mota (som), que irá contar com a realização de um concerto com entrada gratuita.

“Do Princípio do Mundo” é um projeto de colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em diferentes regiões de Portugal. Este projeto cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação áudio-visual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais.

A partir do Fundão, em março de 2023, Fernando Mota trabalhou com o artista visual Alexandre Delmar sobre as lendas e os mitos da Lagoa Escura, na serra da Estrela. Referem os antigos que, quando havia tempestades no mar, a maré subia e apareciam nesta lagoa restos de barcos naufragados.

Este projeto tem direção artística e criação sonora de Fernando Mota; fotografia de Alexandre Delmar, José Sérgio, Manuela Marques, Mário Rainha Campos, Mário Melo Costa, Paula Lourenço, Sofia Silva e Susana Paiva; coordenação e produção de Violeta Mandillo; colaboração sonora de José Grossinho; CoProdução de A Caravana Passa, Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal do Fundão, Câmara Municipal do Seixal, Câmara Municipal de Setúbal, Fundação Lapa do Lobo e Teatro Viriato.

A instalação estará patente até dia 14 de maio de 2023, de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h30. A entrada terá o custo de um euro.