+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Fundão comemora Museus e Sustentabilidade

O Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, irá assinalar o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio de 2023, quinta-feira, com a atividade “Defesa do Ambiente, um problema d’ Os Diabos!”.

Esta atividade será desenvolvida a partir da exposição “Oh Diabos!”, que se encontra patente no Museu Arqueológico e reúne peças do modelado tradicional de Barcelos.

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” foi o tema escolhido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus para este ano, na medida em que os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, podendo contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades.

A atividade “Defesa do Ambiente, um problema d’ Os Diabos!” pretende chamar a atenção dos mais novos para a importância da preservação de saberes e de memórias onde o equilíbrio entre a sociedade e a natureza seja mantido, nomeadamente através das antigas lendas e com a utilização de matérias-primas sustentáveis e não poluentes como foi o caso do barro.

A mostra oriunda do Município de Barcelos apresenta as criações de artesãos contemporâneos que atualizaram uma das personagens mais correntes do imaginário religioso e tradicional. A mostra apresenta-se no museu fundanense através de uma parceria de circulação de exposições e de coleções com o Museu de Arte Sacra do Município da Covilhã.

A atividade proposta para este dia terá uma ação de modelagem, a partir das 14h00, em que a equipa da Casa do Barro, espaço museológico enquadrado na Rede de Casas e Lugares do Sentir, irá desenvolver um atelier de barro na rua do Serrão.

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus será plantada uma árvore – um castanheiro, árvore sustentabilidade do futuro – no jardim do Palácio Vaz de Carvalho, construído no século XVIII e já reabilitado, onde a preservação arquitetónica sustentável assumiu algum relevo como, por exemplo, na conservação de uma artística fonte de mergulho que se encontra nos seus jardins, que representa a gestão correta da água, recurso que determinou durante séculos a vida quotidiana da zona histórica do Fundão.

 

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais