+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO realiza-se no Fundão

O Fundão irá receber, nos dias 2 e 3 de junho de 2023, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, o 9º Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO.

No Fundão irão reunir-se todos os clubes existentes em Portugal, numa iniciativa que irá contar com palestras, apresentações de novos clubes, grupos de trabalho, visitas, momentos musicais, apresentação de boas práticas e a entrega do Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO 2023. Este encontro terá início no dia 2 de junho, sexta-feira, às 10h30, com a sessão de abertura e poderá encontrar o programa completo no documento em anexo.

Os Clubes UNESCO são grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, de todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos e difundir informação relativa à UNESCO junto do público a nível local.

O primeiro Clube UNESCO surgiu no Japão em 1947, como um movimento espontâneo da sociedade civil. Em Portugal, o primeiro Centro UNESCO foi criado em 1989, no Porto.

No Fundão, o Centro UNESCO denominado “Casas e Lugares do Sentir” foi criado em 2017 e consiste numa rede de casas temáticas em distintas freguesias do concelho que honram os saberes e as tradições locais, formando um roteiro de interesse cultural, turístico, social e educativo.

Pretende-se que estas casas sejam locais de conhecimento e que valorizem e promovam o território, a memória, a tradição e a história.

Da rede de casas temáticas fazem parte a Casa das Memórias de António Guterres (Donas), Casa do Barro (Telhado), Casa da Romaria de Santa Luzia (Castelejo), Casa das Tecedeiras (Janeiro de Cima), Casa do Barqueiro (Janeiro de Cima), Casa da Poesia Eugénio de Andrade (Póvoa de Atalaia), Casas dos Ofícios (Souto da Casa), Casa do Mel (Bogas de Cima), Casa do Bombo (Lavacolhos), Casa da Cereja (Alcongosta), Casa do Queijo (Orca), Casa da Pastorícia (Três Povos – Salgueiro) e Casa do Folclore – Ilda Valentim (Silvares). 

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais