Seminário “Elementos para a Floresta e a Paisagem na Região da Beira Interior” realiza-se no Fundão

No âmbito do projeto Projecto Scapefire, irá ter lugar, no dia 13 de julho de 2023, a partir das 14h30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, o seminário “Elementos para a Floresta e a Paisagem na Região da Beira Interior. Como os Municípios podem beneficiar o futuro da região”, organizado pelo Município do Fundão e pela ARS Investigação e Desenvolvimento.

Este seminário pretende dar a conhecer alguns dos principais resultados do Projecto Scapefire, incluindo o contributo das formações florestais naturais do território da Beira Interior na valorização das suas múltiplas funções e usos.

Projecto Scapefire, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2019-2023, desenvolveu estudos de ordenamento de espaço rural de modo a contribuir para a prevenção dos incêndios rurais, atendendo à sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem.

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a fixação de população no espaço rural, esta iniciativa irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

14h30  Abertura

Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes

Diretor da ARS-ID, Carlos Magalhães

15h00  Projecto Scapefire – Selma Pena (ISA, LEAF)

15h30  A intervenção na Paisagem – Manuela Magalhães (ISA, LEAF)

16h00  Sobreiro – Nuno Ribeiro (UE, ICT)

16h30  Carvalhos e Espécies Arbóreas Associadas – João Carvalho (UTAD, CITAB)

17h00  Espaço para perguntas

17h45  Encerramento

A inscrição é obrigatória em www.ars-id.org/seminario.