Ministra da Coesão Territorial inaugura “Design Factory”

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, irá inaugurar, no dia 17 de julho de 2023, às 9h45, a “Design Factory” (Antigo Colégio de Santo António), na rua da Cale, no Fundão.

A inauguração deste espaço irá contar com uma visita ao edifício e com intervenções de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão; Ricardo Martinho, Presidente da IBM Portugal; Henrique Mourisca, Diretor Geral da Softinsa; Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

A “Design Factory” nasce da reabilitação do Solar Vaz de Carvalho, Antigo Colégio de Santo António, tendo sido mantida intacta a traça exterior do edifício. O interior foi reestruturado para receber as novas funções que ali passarão a existir.

Esta infraestrutura irá acolher um Centro de Inovação da Softinsa (empresa do grupo IBM); um Centro de Estudos do Território, Mobilidades e Património (CETMOPA), que acolhe acervo de Hugues de Varine, que o museólogo francês doou ao concelho do Fundão; um espaço de cowork; uma incubadora de empresas; e um laboratório de inovação social.