Entrega de Medalha de Mérito Cultural a Hugues de Varine marca abertura das instalações do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património no Fundão

O Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, irá assinalar, no dia 22 de setembro de 2023, as Jornadas Europeias do Património, com a abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA), o lançamento da Rede de Museus da Cova da Beira e a atribuição da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine, entregue pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O CETMOPA, situado no Solar Vaz de Carvalho/Design Factory, na rua da Cale, é criado pelo Município do Fundão depois da doação à cidade e ao País do acervo bibliográfico e documental de Hugues de Varine, grande conhecedor da Cova da Beira, considerado o “pai” da eco museologia e sobretudo “pessoa inspiradora e socialmente comprometida com o desenvolvimento cultural e sustentável”. Este centro tem na base de trabalho a cooperação intermunicipal e internacional nos domínios do património, da museologia, das mobilidades e do desenvolvimento local e cultural ao serviço do desenvolvimento sustentável.

Para Luís Raposo, membro do Conselho Executivo do ICOM e Presidente do Conselho Diretivo do CETMOPA, “as expectativas para o CETMOPA são imensas, a ponto de compreensivelmente já causarem alguma ansiedade junto de todos aqueles que aguardavam este lançamento oficial. Uma iniciativa quase de lançamento foi a do Encontro Internacional Desenvolvimento Comunitário e Museus-não-Museus, que teve lugar em setembro passado, ocasião em que se discutiu pela primeira vez a nível mundial as implicações da nova definição de museu pelo ICOM sobre a museologia comunitária, que justamente constitui um dos focos do CETMOPA. Esperam-se agora novas atividades nos eixos da mobilidade e do território”.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “este é o momento ideal para que o CETMOPA comece a laborar em pleno nos seus três eixos orientadores – o território, as mobilidades e o património -, sempre perspetivando e orientando-se pelos princípios da inovação social, ultrapassando as respostas tradicionais aos problemas que decorrem das mudanças sociais, económicas e culturais, e contribuindo com novas e diversas estratégias e recursos, não descurando o envolvimento decisivo da sociedade civil”.

Na ocasião será instituída a Rede de Museus da Cova da Beira, que pretende desenhar estratégias comuns nos domínios da museologia e da promoção do património entre os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor.

Na cerimónia será entregue a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a Hugues de Varine, vulto da museologia mundial e cujo fundo documental e bibliográfico doado a Portugal está na origem do CETMOPA.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e conservação do património cultural. Este ano o tema escolhido para as jornadas foi “Património Vivo” e, no Fundão, irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

11h30  Sessão de abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património (CETMOPA)

• Luís Raposo | Presidente do CETMOPA

11h45  Apresentação da Rede de Museus da Cova da Beira

• Joaquim Costa | Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Concelho de Belmonte
  • António Dias Rocha | Presidente da Câmara Municipal de Belmonte
  • Vítor Pereira | Presidente da Câmara Municipal da Covilhã
  • António Beites Soares | Presidente da Câmara Municipal de Penamacor
  • Paulo Fernandes | Presidente da Câmara Municipal do Fundão

12h15  Assinatura do Protocolo da Rede de Museus da Cova da Beira

12h30  Entrega da Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine

• Graça Filipe | CETMOPA
  • Fernando Paulouro | Antigo Diretor do Jornal do Fundão
  • Paulo Fernandes | Presidente da Câmara Municipal do Fundão
  • Pedro Adão e Silva | Ministro da Cultura
  • Hugues de Varine

De seguida irá realizar-se uma visita ao espaço do CETMOPA.