Fundão é uma das 40 cidades europeias escolhidas para programa europeu “NetZeroCities”

O Município do Fundão foi selecionado para participar no programa europeu “NetZeroCities”, que integra uma das cinco grandes missões definidas pela União Europeia, neste caso a Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima.

O programa “NetZeroCities” pretende acelerar o caminho para a neutralidade carbónica e garantir que os casos de sucesso em cidades europeias possam ser replicados e adotados por outras cidades.

Para isso, foi definido um modelo de “Twin Cities” (Cidades Gémeas) que foram combinadas a partir de desafios, metas e outras características comuns, para que num trabalho colaborativo, de intercâmbio e de cocriação, possam adotar medidas pioneiras e sistémicas para a situação de emergência climática atual.

O Fundão terá como cidade gémea a cidade finlandesa de Turku e, a partir desta parceria e colaboração, será possível, durante 20 meses, aprender e replicar iniciativas que permitam acelerar a neutralidade carbónica até 2030.

Neste momento, o Fundão está a participar ativamente em vários projetos aprovados no âmbito de três das cinco missões da União Europeia, nomeadamente: Adaptação Climática, Cidades e Solos (as outras são Cancro e Oceanos).

Poderá obter mais informações em https://netzerocities.eu.