Fundão distinguido pela CCDR Centro pelas condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo

O Município do Fundão é um dos 25 municípios “com valores mais elevados nas duas componentes de análise, considerando-os os territórios mais amigos de longevidade – vulgo – Territórios da Longevidade”.

O trabalho de identificação dos territórios foi desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, identificando e classificando as dinâmicas territoriais locais, de forma a distinguir os Territórios mais amigos da Longevidade, isto é, “os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e participativo”.

Parte-se de “um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho age-friendly dos territórios. Por outro lado, analisa-se a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável”.

Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, face ao “declínio demográfico das últimas décadas” e “com o objetivo de acompanhar e estimular dinâmicas regionais em torno do envelhecimento ativo e saudável, a CCDR entende que este trabalho pode e deve ser uma mais-valia para a região, no sentido de permitir conhecer melhor a realidade do envelhecimento no território, com a expectativa ainda que este contributo possa, por um lado, reconhecer o desempenho dos atores locais mais empreendedores e, por outro, estimular os territórios com menor dinâmica nesta dimensão”.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “esta distinção reforça o Fundão como cidade amiga das pessoas idosas, onde se estimula o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida das pessoas. À semelhança de todo o interior, o Fundão tem como grandes desafios os temas do despovoamento e do envelhecimento da população, tendo definido uma ação de médio e longo prazo determinada e estruturada que é agora reconhecida por esta distinção. Ao longo do tempo, o Concelho tem vindo a adaptar as suas estruturas e serviços para que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas, com diferentes necessidades e capacidades, sendo um território verdadeiramente inclusivo e promotor de longevidade”.

A entrega do galardão “Território da Longevidade” teve lugar, no dia 19 de dezembro de 2023, no Cais Criativo Costa Nova, em Ílhavo.