Fundão integra consórcio para desenvolvimento de soluções de prevenção de incêndios florestais

O Município do Fundão integra um consórcio para desenvolver metodologias, técnicas e inovação tecnológica relacionadas com a prevenção de incêndios florestais, numa iniciativa que decorre no âmbito do projeto SENFORFIRE - Cost-Effective Wireless Sensor Networks for Forest Fire Prevention and Early Detection.

O projeto, com início em janeiro de 2024, terá um orçamento de 1,7 milhões de euros e conta também com a participação da Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologia e da Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamento de Engenharia Informática).

O projeto abordará a gestão do risco de incêndio florestal, especialmente devido aos mega incêndios que assolam a região do Sudoe com crescente frequência e intensidade.

Pretende-se com este projeto recorrer a redes de sensores sem fios (WSN) de baixo custo para monitorização e alerta precoce de incêndios florestais, o que irá favorecer a transição digital da gestão de riscos ambientais.

O projeto irá financiar investigação e desenvolvimento de novas tecnologias para as redes de sensores sem fios (WSNs), e irá colocar essas tecnologias ao serviço do combate a incêndios no ambiente rural, natural e florestal, incluindo a interface urbano-rural. Prevê-se, ainda, a instalação de ações piloto nos municípios de Castilla y León, Extremadura, Fundão e Andorra.

Adicionalmente, o SENFORFIRE prevê ainda formação e capacitação em redes de sensores sem fios (WSNs) à população jovem do Sudoe, que irá adquirir novas competências profissionais, melhorando assim a sua empregabilidade e acesso a emprego de qualidade e empreendedorismo, também nas zonas rurais.

O SENFORFIRE faz parte do programa europeu de financiamento INTERREG - SUDOE, no qual o Município do Fundão participa juntamente com 17 entidades de Portugal, Espanha, França e Principado de Andorra. Entre os parceiros destacam-se entidades como centros de Investigação, universidades, PMEs, administração regional, administração local e agências de inovação (AND) com competências na avaliação de riscos meteorológicos e climatológicos e na busca de soluções tecnológicas para lidar com riscos extremos.

Consejo Superior de Investigaciones Científicas Instituto de Tecnologías Físicas y de la Información – Departamento de Sensores y Sistemas Ultrasónicos (CSIC-ITEFI) é o principal beneficiário e responsável pelo projeto.

O Vereador do Município do Fundão, Pedro Neto, refere que “uma das prioridades do Município é a proteção do nosso património florestal e, através deste programa, temos a oportunidade de dar um impulso importante nesta área. Para o efeito precisamos modernizar tudo o que se relaciona com a prevenção de incêndios, incorporando as tecnologias e práticas mais avançadas e, portanto, as ações propostas no projeto visam a conceção de um sistema integrado de investigação e intercâmbio de conhecimentos na prevenção de incêndios florestais. Os municípios precisam de estar equipados com soluções tecnológicas inovadoras para facilitar a tomada de decisões com base em dados de campo em tempo real”.