Direção-Geral das Artes premeia plano de ação cultural do Município do Fundão

O Município do Fundão foi selecionado, no âmbito de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP, com a atribuição de um apoio total de 600.000 euros pela Direção-Geral das Artes.

A autarquia fundanense apresentou um plano de ação de quatro anos, com predominância na área da Música, mas que contempla igualmente um número significativo de acolhimentos nas áreas do Teatro, da Dança, das Artes Visuais e dos Cruzamentos Disciplinares, constituindo-se como o melhor dos projetos neste patamar financeiro.

O júri desta iniciativa entende que o Município do Fundão evidencia uma estratégia “acertada, baseada em equilibrada seleção de artistas e propostas consolidadas e emergentes, de âmbito local, regional, nacional e internacional, e adotando uma assumida postura de dinamização, valorização e afirmação cultural da região”.

Na programação do Município do Fundão mereceu especial destaque o “domínio das residências artísticas” e das “ações de mediação”, reforçando o “envolvimento dos criadores com o território”. No essencial, entende-se que “existe uma boa correspondência entre a área artística e o interesse público, nomeadamente através de uma forte relação com o território e envolvimento da sua comunidade”, promovendo-se “o acesso plural e inclusivo através de um plano de programação que contempla ofertas para públicos diversos e de todas as idades”.

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, manifesta “obviamente, satisfação com este apoio da DGARTES no âmbito da Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, não apenas porque representa algum conforto orçamental, mas, sobretudo, porque é o reconhecimento da qualidade e da diversidade da estratégia de programação cultural que temos vindo a desenvolver e a implementar há vários anos”.