Projeto “Radar Social” aprovado pela Segurança Social

O projeto “Radar Social – Criação de Equipas para Projeto Piloto” candidatado pelo Município do Fundão, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, foi aprovado pelo Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social.

Este projeto de nova geração de equipamentos e respostas sociais assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.

Através da medida “Radar Social” será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, de forma a potenciar maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.

As equipas do “Radar Social” poderão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento desse conhecimento sobre os territórios, num investimento total de cerca de 200.000 euros e um período de execução de 27 meses.