+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Fundão assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município do Fundão irá assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma visita comentada à aldeia do Alcaide, no dia 18 de abril de 2024, quinta-feira, às 9h30, dinamizada pelo Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.

Sob o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” e num apelo à participação de todos os parceiros, esta atividade de sensibilização dos diversos públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural, pretende, igualmente, estabelecer um vínculo entre Museu, Escola, Comunidade e Território.

Nesta iniciativa convida-se a refletir o Património Cultural partilhado que emana a convenção internacional, no ano em que se celebram 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade. A atividade incidirá numa das maiores catástrofes nacionais, o terramoto de 1755, e como o património do Alcaide foi afetado, recorrendo a explicações técnicas de geólogos sobre os fenómenos sísmicos, apresentação por técnicos do Museu de recursos documentais, como as Memórias Paroquiais de 1758, e visualização no local dos danos ainda presentes na Torre da Igreja Matriz de S. Pedro.

Esta atividade conta com a colaboração do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais