Todos os eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Áreas da governação

Ação social

Proteção Civil

Ordenamento do Território

Urbanismo

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Cineclube Gardunha

cine_clube_MAR-01
2024-03-23 21:30 - 15:45
A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes

O mês de março é sinónimo de mais sessões promovidas pelo Cineclube Gardunha. A abrir o mês, no dia 5 de março de 2024, terça-feira, às 21h30, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, será projetado o filme “Barry Lindon”, de Stanley Kubrick.

Nesta primeira sessão que serve de homenagem ao recentemente falecido Ryan O’Neal, que tem neste filme uma interpretação única onde é um enigma, “um aventureiro oportunista, que procura a ascensão social a qualquer custo, pelo sexo, pela guerra e pelo jogo”.

No dia 9 de março, sábado, será exibido o filme “O Corno do Centeio”, da realizadora basca Jaione Camborda. Último vencedor da Concha de Ouro do Festival de Cinema de San Sebastián, este filme traz “os anos setenta da Espanha Franquista, na personagem de Maria, uma mulher galega que vive da pesca de marisco, mas que também é conhecida na comunidade pelo seu trabalho de parteira, que exerce plenamente”. Perante acontecimentos inesperados, serão retratadas rotas de contrabando clandestinas entre Portugal e Espanha, que existiam nesta época.

No dia 12 de março, terça-feira, às 21h30, haverá sessão dupla n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, com o filme “Mulher de um Espião” e a curta-metragem “The Silente Village”.

O filme do realizador japonês Kiyoshi Kurosawa, “Mulher de um Espião”, recria o Japão na Segunda Grande Guerra e recupera o tema dos espiões e dos jogos duplos. “Na figura de uma mulher que suspeita que o seu respeitável marido colabora com os Estados Unidos, traindo o país de nascença”. Este filme conquistou o Leão de Prata para melhor realizador no Festival de Veneza.

De seguida, terá lugar a exibição da obra “The Silent Village”, do britânico Humphrey Jennings, onde “o aniquilamento da população da aldeia checa de Lidice (como represália pelo assassinato de Heydrich) é recriado como se tivesse acontecido no País de Gales, numa História alternativa em que os nazis tivessem ocupado a Grã-Bretanha”. Haverá um vídeo-ensaio feito exclusivamente para o Cineclube Gardunha pelo escritor/historiador Tag Gallagher.

No dia 19 de março, terça-feira, às 21h30, n’ A Moagem, será exibido o filme “Onoda, 10.000 Noites na Selva”, de Arthur Harari, um filme baseado na história verídica de Onoda, “um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês que combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e que passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado”.

Para fechar o mês, será realizada uma sessão especial na livraria Livros Tintos, tendo sido desafiado o mentor deste projeto, Gabriel Maritz, para a escolha de um filme. A opção recaiu sobre o filme “Pela Estrada Fora”, do brasileiro Walter Salles, filme baseado num livro de Jack Kerouac. Esta sessão contará ainda com algumas leituras.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Todas as datas

• De 2024-03-09 21:30 a 2024-03-30 15:45
    terça-feira & sábado

Criado em iCagenda

Serviços ao cidadão

BUPI - Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.

Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.

Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt

Plataforma de ensino assistido

SIGA