Fundão em destaque no European Startup Village Forum

A convite da Comissão Europeia, o Fundão esteve presente no European Startup Village Forum, no dia 28 de fevereiro, em Bruxelas, de forma a partilhar a sua experiência na aposta em inovação em prol do desenvolvimento local, com particular atenção para os sectores tradicionais.

Este fórum está integrado na visão de longo prazo que a Comissão Europeia estabeleceu em 2021 para as Áreas Rurais da União Europeia e pretende promover atividades de troca de conhecimento e cooperação e funcionar como um espaço aberto onde instituições e partes interessadas se possam encontrar, discutir e moldar ações para a inovação impulsionada por startups em áreas rurais.

Esta visão identifica várias áreas de ação para áreas e comunidades rurais mais fortes, mais conectadas, mais resilientes e mais prósperas até 2040. A investigação e a inovação desempenham um papel fundamental para enfrentar desafios e criar oportunidades para o desenvolvimento dos territórios rurais.

A Startup Village é uma comunidade que promove a inovação e o empreendedorismo com vista a concretizar o potencial de desenvolvimento das áreas rurais, potenciando todas as condições para o surgimento de ecossistemas empreendedores e inovadores nos territórios rurais.

O evento contou com a presença de três Comissários Europeus e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, o que reforça o compromisso político da União Europeia relativamente a esta visão para os territórios rurais europeus.