Fundão é uma das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023 escolhida pela Comissão Europeia

O Fundão é uma das nove Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023 atribuídas pela Comissão Europeia, tendo sido escolhida pelos “esforços envidados no sentido de reforçar a diversidade e a inclusão na sua comunidade”.

O Fundão ganhou o Prémio Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50.000 habitantes, tendo sido realçado o facto de o Fundão ter em curso iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um Centro para as Migrações e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas.

Nesta categoria o prémio de Ouro foi atribuído à Câmara Municipal de La Zarza, em Espanha, e o prémio Prata à cidade de Lubin, na Croácia.

A cidade espanhola de Terassa recebeu o prémio de Ouro na categoria de autoridades locais com mais de 50.000 habitantes. Bruxelas, na Bélgica, ganhou o prémio de Prata e a capital da Finlândia, Helsínquia, ganhou o prémio Bronze.

Na categoria especial «promover a igualdade das pessoas LGBTIQ», o prémio de Ouro foi atribuído à cidade polaca de Gdansk, o prémio de Prata ao Governo da Catalunha, em Espanha, e o prémio de Bronze à cidade italiana de Reggio Emilia.

Os vencedores desta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, foram anunciados esta quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, em Bruxelas, numa cerimónia presidida pela Comissária para Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-Presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney.

A comissária Helena Dalli afirmou: «Hoje, celebramos as cidades europeias e as comunidades locais que promovem um sentimento de pertença e a partilha de valores comuns. Sempre que são elevadas como prioridade, a diversidade e a inclusão são também uma fonte de riqueza e inovação. Parabéns a todos os vencedores e candidatos que concorreram ao Prémio. A vossa dedicação, esforço e excelente trabalho são uma inspiração para os outros.»

Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia, que participou na cerimónia, afirmou: «Obrigada a todos os que se candidataram. Numa altura em que estão em risco décadas de progresso na proteção de alguns dos grupos mais vulneráveis das nossas sociedades, estas autoridades locais estão a ir mais além para proteger e promover a dignidade e a liberdade para todos nas suas comunidades. Ao celebrarmos os vencedores, somos lembrados da importância de tais iniciativas em prol dos valores que representam a nossa união, seja a que nível for».

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “a distinção por parte da Comissão Europeia do Fundão - Terra de Acolhimento é um grande reconhecimento para a nossa terra, para as nossas gentes e para todos aqueles que nos procuram para viver, para trabalhar ou simplesmente procurar melhor vida”.

O Prémio das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade marca o lançamento do Mês Europeu da Diversidade, que é celebrado anualmente e promove a sensibilização para a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e nas nossas sociedades.