+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Fundão finalista dos “Prémios New European Bauhaus 2023”

O Fundão é um dos finalistas aos “Prémios New European Bauhaus 2023”, promovidos pela Comissão Europeia, com o projeto “Casas e Lugares do Sentir - Craft Lab”, desenvolvido pelo Município do Fundão através da rede de Lugares do Sentir do Fab Lab Aldeias do Xisto, em colaboração com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

Este projeto pretende fomentar a utilização de tecnologias de fabricação digital e dos processos do design como ferramentas de apoio e valorização da produção artesanal, bem como trazer inovação para os ofícios antigos e adaptar os seus objetos ao mundo atual.

Entre mais de 1450 candidaturas recebidas, o projeto “Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab” está entre os 61 finalistas selecionados, tendo sido reconhecido pela sua qualidade e contribuição para os valores do New European Bauhaus, após uma avaliação levada a cabo por peritos independentes.

A terceira edição dos “Prémios New European Bauhaus” visa apoiar iniciativas que promovam os três valores-chave do Novo Bauhaus Europeu, nomeadamente a sustentabilidade (ambiental, incluindo questões climáticas, circularidade, biodiversidade, entre outros), a estética (design, artes, cultura, arquitetura, entre outros) e a inclusão (igualdade de oportunidades, participação pública, envolvimento do cidadão, design e acessibilidade).

Tendo em conta que o ano de 2023 é o Ano Europeu das Competências, esta edição inclui uma vertente temática adicional, “Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu”, dedicada a iniciativas centradas na educação e na aprendizagem. O Município do Fundão concorreu nesta nova temática na vertente “Recuperar o sentimento de pertença”, com o projeto “Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab”.

 

Será encontrado um vencedor em cada categoria e no âmbito de cada vertente, selecionado por um júri de peritos. Em cada vertente, será selecionado um vencedor adicional por votação pública de entre as quatro categorias.

 

Poderá votar no projeto do Fundão até ao dia 24 de maio de 2023. Para votar online e de forma gratuita, todos os interessados devem seguir os seguintes passos:

  1. Aceder ao link https://prizes.new-european-bauhaus.eu/finalists e registar um e-Mail em “I vote for my favourite projects”;
  2. Depois da verificação do e-mail receberá na sua caixa de correio eletrónico novo link para a votação;
  3. Poderá encontrar o projeto do Fundão “Casas e Lugares do Sentir - Craft Lab” na temática “Education Champions” ao selecionar a subcategoria “Regaining a sense of belonging”;
  4. Mas antes terá de escolher um projeto em cada uma das restantes temáticas “Champions” e “Rising Starts”.

 

Os vencedores irão receber o prémio Novo Bauhaus Europeu numa cerimónia organizada pela Comissão Europeia, que terá lugar em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de junho de 2023.

 

De referir que o projeto “Casas e Lugares do Sentir” engloba a Casa do Bombo (Lavacolhos), Casa da Poesia Eugénio de Andrade (Póvoa de Atalaia), Casa das Memórias António Guterres (Donas), Casa das Tecedeiras (Janeiro de Cima), Casa da Romaria de Santa Luzia (Castelejo), Casa da Cereja (Alcongosta), Casa do Barro (Telhado), Casa do Folclore Ilda Valentim (Silvares), Casa do Mel (Bogas de Cima), Casa dos Ofícios (Souto da Casa), Casa da Pastorícia (Salgueiro) e Casa do Queijo (Orca).

Imprimir

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais