Fundão lidera novo consórcio europeu do programa URBACT na área tecnológica

Depois de ter liderado o projeto IoTXchange, o Município do Fundão irá liderar o consórcio “METACITY”, projeto aprovado no âmbito do programa URBACT IV, ao qual foram apresentadas 52 propostas que envolveram 482 parceiros de 30 países.

Nos próximos dois anos serão abordados desafios relacionados com a transição digital, num projeto que tem por objetivo permitir que as cidades tecnologicamente conscientes planeiem a utilização de ferramentas de IA – Inteligência Artificial para melhorar a eficiência dos seus serviços e competir com as grandes cidades.

O desafio para as cidades dos consórcios é compreender como estas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para responder às necessidades específicas e gerais de planeamento urbano e dos seus serviços administrativos, assim como garantir que a tecnologia e os conteúdos do metaverso desenvolvidos serão aplicados de uma forma bem regulamentados e que beneficiem as suas populações.

Além do Fundão, integram este consórcio os municípios de Campobasso (Itália), Písek (República-Tcheca), Nevers (França), Razlog (Bulgária), Újbuda (Hungria), Härnösand (Suécia) e Mostar (Bósnia e Herzegovina), bem como duas universidades, a Åbo Akademi (Finlândia) e a Industrial Systems Institute Athena Research Center (Grécia).

O Município do Fundão será ainda parceiro no projeto “WELDI”, no qual irão participar as cidades de Utrecht (Países Baixos), Liège (Bélgica), Sosnowiec (Polónia), Albacete (Espanha), Cluj-Napoca (Roménia), Osijek (Hungria), Lampedusa (Itália), Bobigny (França) e o Department of Social Assistance Timisoara (Roménia).

O projeto “WELDI” aborda a integração dos imigrantes recém-chegados. O seu objetivo é capacitar as autoridades locais, em coordenação com outros parceiros a nível local e internacional, para garantir condições de acolhimento dignas e facilitar a integração dos recém-chegados nas sociedades de acolhimento.

Até dezembro de 2025, os parceiros de ambos os projetos irão realizar intercâmbios, apresentar os seus exemplos, aprender uns com os outros, reforçar as suas competências e desenvolver planos de ação integrados para enfrentar os desafios.

Desde 2015, o Fundão totaliza cinco projetos de cooperação europeia no âmbito do programa URBACT, o que reconhece no espaço europeu a estratégia desenvolvida neste território na criação de valor, na atração de investimento, emprego e inovação, assim como no acolhimento de cidadãos de todo o mundo, constituindo-se como um exemplo de boas práticas.