Projeto “Aldeias Educadoras” preserva tradições no concelho do Fundão

Está a ser desenvolvida no concelho do Fundão a iniciativa “Aldeias Educadoras”, promovida pela Aldeia dos Girassóis em parceria com a Gowe, que leva até Alpedrinha, Souto da Casa, Soalheira, Janeiro de Cima e União de Freguesias da Atalaia do Campo e da Póvoa de Atalaia um projeto para um envelhecimento ativo de base comunitária, ao mesmo tempo que promove um modelo de aprendizagem integral às crianças que frequentam as escolas do 1º Ciclo nestas localidades, num verdadeiro programa intergeracional.

Nesta experiência pioneira, pessoas mais velhas transformam-se em transmissores de um saber ancestral que, se por um lado ameaça perder-se, por outro torna muito mais apelativa e consistente a aprendizagem dos mais novos. Em contrapartida, as crianças empenham-se em desafiar os mais velhos a acompanhar os estímulos do mundo moderno, numa aprendizagem recíproca.

Iniciada em 2020, mas condicionada pela pandemia, só em setembro de 2022 desafiou estas comunidades a explorar os temas relacionados com a identidade de cada aldeia, servindo de mote para produções artísticas partilhadas durante a última semana de atividades letivas com cada comunidade.

Financiada pelo Portugal Inovação Social (POISE) e pelo Município do Fundão, enquanto investidor social, foi criado um ambiente seguro para a partilha de vivências e saberes entre as diferentes gerações, numa iniciativa que contou com o apoio das juntas de freguesia e das instituições de cada um dos locais onde se desenvolveu o projeto.

Esta iniciativa é ainda cientificamente acompanhada pela Universidade da Beira Interior, através do seu departamento de Psicologia e Educação e pelo Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo Age in Future, com o intuito de avaliar o impacto biopsicossocial que as atividades exercem nos grupos participantes, nomeadamente no mais velhos.

Com a sua tradição de criar valor aos saberes e sabores locais, o Fundão tem todas as condições para receber um projeto piloto de rede de Aldeias Educadoras, juntando estas cinco freguesias piloto, capitalizando o muito trabalho que tem sido realizado na preservação de tradições.