Fundão candidato à conquista da primeira edição dos Prémios SIIViM para a Inovação nos Territórios Médios

O Município do Fundão irá participar, com um stand próprio, na edição do SIIViM 2023 – Salão de Internacional da Inovação em Cidades Medianas, que terá lugar, de 25 a 27 de outubro de 2023, em Nevers, França.

No âmbito desta iniciativa, o Município do Fundão é um dos dez candidatos à conquista da primeira edição dos Prémios SIIViM para a Inovação nos Territórios Médios, que distinguem as estratégias de inovação local mais destacadas pelas autoridades locais francesas e estrangeiras, municípios, grupos de municípios e estruturas intermunicipais com 10.000 a 100.000 habitantes. O Fundão encontra-se na categoria “Autoridades Locais Estrangeiras”.

O Fundão estará, ainda, em destaque, com a participação na conferência “La Coopération Européenne pour Accompagner la Transformation Numérique des Territoires”, que contará com a participação de Pedro Neto, Vereador da Câmara Municipal do Fundão; Jean-Dimas Malo, Diretor Nièvre Numérique; e Jose Manuel San Emeterio, Programme Manager.

Desde 2018, altura da primeira edição deste salão internacional, que o Fundão tem um protocolo de cooperação com a cidade de Nevers, que permite que ambas as comunidades tenham uma estreita colaboração nas áreas da inovação e do desenvolvimento económico, nomeadamente com os seus ecossistemas de inovação, nas áreas das TICE, IOT e formação.

A participação nesta iniciativa decorre do projeto URBACT, designado IoTxChange e que agora tem sequência no projeto Metacity, no âmbito do mesmo programa e num consórcio que o Fundão lidera. No projeto Metacity estão a ser abordados desafios relacionados com a transição digital, num projeto que tem por objetivo permitir que as cidades tecnologicamente conscientes planeiem a utilização de ferramentas de IA – Inteligência Artificial para melhorar a eficiência dos seus serviços e competir com as grandes cidades. Além do Fundão, integram este consórcio os municípios de Campobasso (Itália), Písek (República-Tcheca), Nevers (França), Razlog (Bulgária), Újbuda (Hungria), Härnösand (Suécia) e Mostar (Bósnia e Herzegovina), bem como duas universidades, a Åbo Akademi (Finlândia) e a Industrial Systems Institute Athena Research Center (Grécia).