José Veiga Freire distinguido com medalha de prata pela Sociedade Académica ARTS-SCIENCES-LETTRES

O fundanense José Veiga Freire foi distinguido, no dia 14 de outubro de 2023, em Paris, com a medalha de prata pela Sociedade Académica ARTS-SCIENCES-LETTRES.

Esta sociedade académica tem por objetivo reconhecer e promover mulheres e homens que, através do seu talento e trabalho, contribuem para a influência da cultura nos campos artístico, literário e científico. Para tal, a associação dispõe de uma rede de delegados, tanto em França como no estrageiro, nomeados pelo Conselho de Administração para a seleção dos vencedores. Todos os anos é realizada uma gala em que são entregues os diplomas da Medalha de Excelência Ouro, Vermeil, Prata, Estanho e Bronze.

José Veiga Freire foi distinguido com a medalha de prata, como artista plástico, pelo singular trabalho na arte do alicatado. José Veiga Freire tem vindo a construir, nos últimos anos, uma singular e original obra plástica a partir do azulejo, uma das “matérias mais simbólicas e belas do universo da arte portuguesa”.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, a “arte de José Freire é um pequeno mundo de evocações e de passados, mas também de presentes que reencantam em plurais metáforas os sentidos. E será esse regresso, a uma real presença do azulejo e das estruturas plásticas alicatadas nas paisagens dos nossos quotidianos domésticos e públicos, que gostaria de ver concretizado e acarinhado. José Freire tem procurado com a sua arte algo de inovador e diferente, que inicia como autodidata, a sua própria forma de trabalhar os materiais, criando e recriando com pedaços de azulejos, variados tipos de quadrados, painéis e peças tridimensionais decorativas, constituindo uma genuína e peculiar arte de esculpir o azulejo”.

Para a vereadora da autarquia fundanense “a distinção de José Veiga Freire é um enorme orgulho para todos os fundanenses, sendo a afirmação de património distintivo e peculiar do território do Fundão”.