Município do Fundão em destaque na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

O Município do Fundão esteve em destaque, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2023, no maior evento organizado pela União Europeia dedicado à política regional e desenvolvimento territorial, a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios.

Este ano, o evento foi organizado à volta de seis temas principais, tendo o Fundão sido convidado pela DG Regio da Comissão Europeia para participar no painel temático “Small and mid-size urban centres driving growth”, com representantes das cidades de Cluj, Murcia e Turku, assim como da OCDE.

Posteriormente, o Município do Fundão foi ainda convidado a apresentar as suas conclusões na sessão de encerramento que contou com a presença da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira; do Presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro; do Presidente do Comité de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Younous Omarjee; do Ministro Croata do Desenvolvimento Regional, Šime Erlić; e do Ministro Esloveno da Coesão, Aleksander Jevšek; para além dos relatores de cada um dos seis painéis.

A autarquia fundanense foi ainda convidada pelo programa URBACT para participar na sessão dedicada ao tema “Use technology to accelerate the green transition in your region or city!”, com base na participação e liderança de diversos projetos europeus pelo Município do Fundão, no âmbito do URBACT, Interreg, LIFE, Horizon Europe e Missões da União Europeia.

Todos os anos, durante quatro dias, as regiões e os municípios dão a conhecer a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, bem como de aplicar a política de coesão da União Europeia. A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, desde a sua primeira edição em 2003, constitui-se como uma plataforma única de comunicação e estabelecimento de contactos, que reúne regiões e municípios de toda a Europa, tendo contribuído enormemente para divulgar a forma como as regiões e os municípios utilizam os fundos da EU a fim de melhorar a vida dos cidadãos.