Agricultura e Desenvolvimento Rural

O Município de Fundão, através do Pelouro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem como objetivo incentivar a produção agrícola, como forma de combater o abandono das terras agrícolas e promover o desenvolvimento da agricultura.

Para o efeito, o Município de Fundão disponibiliza um conjunto de medidas e programas que permitem potenciar as aptidões do solo para a produção agrícola e contribuir para um maior desenvolvimento económico do mundo rural local , entre as quais se destacam a aposta na qualidade, na criação e na promoção de marcas, na criação de redes de comercialização, bem como no apoio direto ao agricultor.

Urbanismo

O planeamento de uma cidade e do seu concelho é o ponto de partida para uma cidade viva, ativa, funcional e ambientalmente responsável. Pensar a cidade é assegurar um futuro mais seguro para todos, com espaço públicos cuidados para serem experienciados, com respeito pelo património edificado e pelas necessidades dos cidadãos.

Ordenamento do Território

O Município de Fundão entende o planeamento do território como essencial para a gestão correta da dinâmica territorial, num processo contínuo e articulado com todos.

Proteção Civil

A proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

São objetivos fundamentais da proteção civil municipal:

• Prevenir no território municipal os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultante;
  • Atenuar na área do município os riscos coletivos e limitar os seus efeitos no caso das ocorrências descritas na alínea anterior;
  • Socorrer e assistir no território municipal as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público;
  • Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas.

O presidente da Câmara Municipal é a Autoridade Municipal de Proteção Civil. Tem a competência para, sempre que se justifique, declarar a situação de Alerta, sempre que alguma das áreas do município do Fundão esteja em causa.