+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

       

O que procuro?

Agenda

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
8
9
10
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

Ultimas notícias

Espetáculo “Da Beira com Amor” no Fundão

08 agosto 2022 Noticias
No âmbito do Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da...

Espetáculo “Identerioridades” no Fundão

08 agosto 2022 Noticias
No âmbito do Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da...

Fundão com mais 450 postos de trabalho na área tecnológica

13 julho 2022 Noticias
O Município do Fundão e a empresa tecnológica LABSXD assinaram na passada sexta-feira, dia 8 de julho de...

Projeto Montanha Viva com candidatura aprovada ao programa PROMOVE

30 junho 2022 Noticias
O projeto Montanha Viva – Sistema Previsional Inteligente do Vigor de Plantas de Montanha e de Informação...

Fundão assinalou Jornadas Europeias de Arqueologia com oficina de arqueologia experimental

26 junho 2022 Noticias
O Município do Fundão associou-se às Jornadas Europeias de Arqueologia, que se comemoraram no passado fim...

YIELD.AI vence AgroTech Challenge

22 junho 2022 Noticias
A YIELD.AI foi a startup vencedora do Agrotech Challenge, com o projeto FuitQuantifier, que permite a con...

 

Serviços ao cidadão

Espaço do Cidadão - Município do Fundão
O Espaço Cidadão é um balcão que reúne diferentes serviços públicos num único posto de atendimento. Neste local é possível revalidar a carta de condução, alterar a morada do Cartão de Cidadão, aprese...
View More

 

Raid Fotográfico da Maúnça

No âmbito da Mostra de Artes e Sabores da Maúnça, irá realizar-se, no dia 13 de novembro, sábado, às 11h00, no Açor, o Raid Fotográfico da Maúnça.
Inscrições limitadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imprimir

Míscaros - Festival do Cogumelo

Pela sua efemeridade e beleza ou pelo seu valor nutritivo e ambiental, os cogumelos silvestres são objeto de verdadeiras paixões. A adoração dos micólogos só se revela na nossa região principalmente no Outono, quando a combinação da temperatura e da humidade faz brotar os cogumelos.

Em todo o mundo há cerca de 50 mil variedades diferentes e em Portugal estão identificadas mais de 400 espécies, segundo José Matos, um dos mais conceituados especialistas e habitante do Alcaide.. Por isso será certo dizer que fomos dotados de riquezas naturais, culturais e paisagísticas que, de forma sustentável, devem ser exploradas para outros fins. Os cogumelos silvestres são importantes potenciadores de desenvolvimento do meio rural e promoção de produtos endógenos, através do
turismo gastronómico, do turismo de natureza e na educação ambiental. Há um potencial interesse lúdico sobre a micologia e, principalmente, há uma reconhecida função ecológica dos fungos pela importância que assumem na manutenção do equilíbrio de alguns ecossistemas. As matas e pinhais existentes na área envolvente do Alcaide encerram habitats onde os cogumelos abundam.

É um elemento facilitador para cativar os visitantes e, acompanhando-os, fazê-los percorrer as áreas florestais com interesse ambiental sob o pretexto de «uma viagem ao mundo dos cogumelos» que é para muitos adultos um tema associado a uma certa magia com muitas histórias para contar e, para as crianças, uma grande diversão que se transforma numa verdadeira aula sobre ecologia. Os respetivos percursos e circuitos com conteúdo temático convenientemente identificados e sinalizados, compreendem os valores patrimoniais (naturais e edificados) em presença. Ao nível concelhio, os guias da natureza (ou culturais), aproveita a energia e os conhecimentos que incutem à área do turismo no concelho do Fundão, um novo e atrativo espírito de lazer.

Imprimir

Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores de Outono”

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 22 de outubro e 14 de novembro, aos fins-de-semana, a mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Outono, em 16 restaurantes do concelho do Fundão e com a possibilidade de experimentar todas as iguarias em serviço take-away.
 
Com esta mostra gastronómica pretende-se que sejam criados e recriados pratos típicos regionais ligados a esta estação do ano, valorizando os produtos do outono, como a castanha, a abóbora, o mel, a noz, o milho, o marmelo, os cogumelos, o vinho novo e a jeropiga.
 
Esta iniciativa irá desafiar os restaurantes a aliar a tradição à inovação, criando ementas de excelência gastronómica. Das entradas às sobremesas poderá provar deliciosas iguarias.
 
Este é o motivo perfeito para a uma escapadela de fim-de-semana ao concelho do Fundão, juntando os sabores outonais, a oferta hoteleira e um conjunto de atividades turísticas pensadas para toda a família, tudo isto em segurança.
 
Outra das novidades da edição deste ano é a disponibilização das ementas digitais na plataforma www.saboresdeoutono.visitfundao.pt (brevemente disponível)

Imprimir

Workshops sobre literacia digital na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

O Projeto FormaRedes - Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G do Fundão (CLDS 4G), sob coordenação da «Pinus Verde - Associação de Desenvolvimento Integrado da Floresta», em parceria com o Município do Fundão, irão promover cinco workshops, entre os dias 12 de outubro e 7 de dezembro, das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.

O objetivo dos workshops é combater a literacia digital, dirigindo-se à comunidade em geral, jovens, desempregados e pessoas com 65 anos ou mais, e terão lugar pela seguinte ordem:

Dia 12 de outubro: Noções básicas de pesquisa e segurança na internet;

Dia 26 de outubro: Correio eletrónico e redes sociais na internet;

Dia 9 de novembro: Elaborar o CV - Curriculum Vitae;

Dia 23 de novembro: Serviços públicos (ex.: Portal das Finanças, Segurança Social Direta, IEFP, entre outras);

Dia 7 de dezembro: Preparar viagens e desfrutar;

A participação nos workshops é gratuita. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940.

Imprimir

Exposição “Amália e a Polifonia Beirã”

Irá realizar-se, no dia 19 de junho, sábado, às 17h00, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição “Amália e a Polifonia Beirã”.

Com curadoria de Pedro Novo e projeto expositivo de Pedro Novo arquitectos, a exposição pretende “descobrir as origens sonoras beirãs que Amália nunca negou e valorizou, introduzindo-as no seu reportório. Através de um exercício de recuperação de Arquivos Sonoros Portugueses criados por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça em 1972 e 1973, pretende-se estabelecer um processo aparentemente dicotômico entre dois universos, por si só, complexos”.

A mostra “Amália e a Polifonia Beirã” ambiciona consciencializar “para o conhecimento e importância de um património imaterial vivo e muitas vezes esquecido. Esta mostra de cantigas e músicas associadas às tradições rurais da Beira Baixa, nomeadamente: Canções de Trabalho, Religiosas ou de Romaria”.

A exposição estará patente até dia 5 de setembro de 2021 e a entrada terá o custo de um euro. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00.

Esta iniciativa irá decorrer de acordo com todas as indicações da Direção-Geral de Saúde.

Imprimir

Avaria na iluminação pública?

Plataforma de ensino assistido

SIGA

Refeições escolares

Investir no Fundão

Guia do investidor

#movetofundao

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais