+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Todos os eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Áreas da governação

Ação social

Ação social

Áreas de Governação
Ambiente

Ambiente

Áreas de Governação
Cultura

Cultura

Áreas de Governação
Desporto

Desporto

Áreas de Governação
Educação

Educação

Áreas de Governação
Proteção Civil

Proteção Civil

Áreas de Governação
Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

Áreas de Governação
Turismo

Turismo

Áreas de Governação
Urbanismo

Urbanismo

Áreas de Governação
Agricultura e Desenvolvimento Rural

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Áreas de Governação

 


Fundão assinala Dia Internacional do Livro Infantil

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, o Município do Fundão irá promover, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, na terça-feira, dia 2 de abril de 2024, a iniciativa “O homem da Lua e outras histórias”, com a contadora de histórias Estefânia Surreira.

Haverá uma sessão, às 18h30, direcionada para as famílias com crianças dos 4 aos 12 anos de idade, e outras duas sessões direcionadas para as escolas, às 10h30 e às 14h30.

A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Grande Prémio de Atletismo “Cerejeiras em Flor”

Irá realizar-se, no dia 7 de abril de 2024, domingo, a partir das 10.00h, o Grande Prémio de Atletismo “Cerejeiras em Flor” e, às 9h00, o Passeio Pedestre “Cerejeiras em Flor”.

A prova de atletismo será dividida em diversos escalões masculinos e femininos, nomeadamente Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.

A prova principal terá início às 11h00, na Avenida da Liberdade, no Fundão, e término na sede do Grupo Convívio e Amizade nas Donas.

Esta prova é organizada pelo Grupo Convívio e Amizade nas Donas, em colaboração com o Município do Fundão e com o apoio da União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Associação de Atletismo de Castelo Branco, Moto Clube “Os Trinca Cereja” e Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão.

As inscrições para a prova de atletismo deverão ser feitas em www.gcadonas.pt. Para mais informações e inscrições no passeio pedestre deverá contactar o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Concurso de Fotografia “Cerejeiras em Flor”

No âmbito do programa de atividades “Cerejeiras em Flor 2024”, irá decorrer um concurso de fotografia, que tem por objetivos celebrar a chegada da Primavera, estimular as pessoas a valorizar um dos cenários mais deslumbrantes da natureza, e promover a criatividade.

As cerejeiras em flor são um dos cenários mais deslumbrantes da natureza, que pinta o concelho do Fundão de branco, pelo que o Município do Fundão desafia todos os munícipes e visitantes a participar no concurso de fotografia “Cerejeiras em Flor”.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 5 de abril de 2024, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O primeiro classificado irá receber um prémio de 200 euros, o segundo irá receber um prémio de 100 euros e o terceiro classificado um cabaz de produtos regionais.

As fotografias vencedoras serão selecionadas através da ponderação do júri (60%) e da votação, ou seja o número de “gostos” nas fotografias publicadas na página de Facebook do Município do Fundão (40%). O júri será constituído por um membro do Executivo da Câmara Municipal do Fundão, um fotógrafo profissional e um técnico do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Fundão.

 

Poderá ler o regulamento www.cm-fundao.pt. Poderá obter mais informações através do contacto telefónico 275 779 040 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Contadora de histórias Ana Rita Janeiro na Biblioteca Municipal

No âmbito da iniciativa “Aos sábados, a história é outra!”, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade irá receber, no próximo dia 23 de março de 2024, às 15h00, a escritora e contadora de histórias Ana Rita Janeiro, com a atividade “Uma Casinha de Ratos”.

Num primeiro momento a sessão desenrolar-se-á a partir da dinamização do livro “Frederico e Constantina” de Ana Rita Janeiro, seguida de uma oficina artística.

Esta iniciativa, destinada a crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, surge com o objetivo de a biblioteca poder contribuir para o fortalecimento de laços entre pais e filhos.

A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Município do Fundão promove programa de atividades “Cerejeiras em Flor 2024”

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 22 de março e 7 de abril de 2024, o programa de atividades “Cerejeiras em Flor”, que dá a conhecer um dos cenários mais deslumbrantes que ocorre no início da primavera.

Anualmente, a natureza brinda-nos com uma paisagem única quando as cerejeiras em flor pintam de branco a serra da Gardunha. O Município do Fundão, de forma a mostrar este cenário inspirador, preparou novamente um conjunto de iniciativas que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Pode ainda descobrir as Cerejeiras em Flor por si, aproveitando os vários trilhos da serra da Gardunha para passear a pé, de bicicleta ou de carro, podendo obter todo o apoio necessário nos postos de turismo existentes no concelho do Fundão. Pode alugar a sua bicicleta no Posto de Turismo do Fundão e descobrir rotas para fazer a pé em https://visitfundao.pt.

Para mais informações e marcações deverá contactar o Posto de Turismo do Fundão, através do contacto telefónico 275 779 040 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Projeto “Através da Terra” destaca pastorícia, território e sentido de comunidade

Em março, a celebrar a chegada da Primavera, haverá uma semana dedicada à terra, à transumância, ao território e ao sentido de comunidade e memória coletiva, com a dinamização da iniciativa “Através da Terra – Projeto de Histórias e Memórias da Terra”, de Vera Alvelos, entre os dias 18 e 24 de março de 2024.

O espaço d’A Moagem irá transformar-se num espaço de evocação da terra e das múltiplas experiências que proporciona, num evento em que se partilham também conhecimentos, através de encontros entre membros da comunidade.

De 18 a 24 de março, estará patente uma instalação que será constituída por: “Choça e Elementos da Terra”, uma choça montada pelo pastor Aristides Vendeiro que será âncora para um número variado de objetos e matérias da terra; “Sons da Terra”, uma peça sonora de Luís Antero que irá levar os visitantes pelos caminhos da montanha e do território, uma geofonia do lugar; “Álbum de Família”, constituído por um conjunto de fotografias recolhidas junto da comunidade que compõe um grande painel de momentos únicos, rumo a uma memória coletiva local.

De 18 a 22 de março, terão lugar visitas ao espaço criado com escolas, com a iniciativa “Mergulhar na Terra”, em que os alunos irão mergulhar num universo sensível que tem moldado a identidade local, através de experiências sensoriais entre lã e a terra, descobertas e histórias contadas. Esta visita que permite um mergulho no imaginário local será aberta às famílias, com crianças a partir dos quatro anos, no dia 23 de março, sábado, às 11h00.

Nos dias 22 de março, às 21h00, e 23 de março, às 16h00, terá lugar a sessão de histórias com membros da comunidade “Histórias da Terra”, em que um conjunto de pessoas da comunidade irá partilhar as suas histórias e memórias num momento performativo informal dirigido a todos.

No dia 23 de março, sábado, às 21h30, terá lugar o Concerto para Olhos Vendados, de Luís Antero, numa viagem pelos sons da nossa paisagem e elementos identitários do território. Uma experiência para ouvir e sentir de olhos vendados.

De seguida terá lugar o Encontro com o Pastor Gil Cabecinha, um pastor que irá relembrar as noites frias passadas nos montes com os rebanhos, partilhando diversas histórias.

No domingo, dia 24 de março, às 11h00, irá ter lugar a Oficina de Queijos, dinamizado pela Casa do Queijo da Orca, de forma a dar a conhecer a arte de fazer o queijo e num momento em que os participantes terão a oportunidade de fazer um queijo.

De seguida, às 13h00, terá lugar um almoço partilhado, numa mesa onde irão partilhar sabores e se irá conviver.

Dia Mundial da Poesia assinalado com espetáculo “Metafisicamente Falando”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, o Município do Fundão irá promover, no dia 21 de março de 2024, quinta-feira, duas iniciativas dinamizadas pela Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade e protagonizadas por Pedro Freitas.

Às 10h20, no Casino Fundanense, Pedro Freitas, o Poeta da Cidade, estará à conversa com alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sobre poesia.

Mais tarde, às 21h00, na Biblioteca Municipal, irá ter lugar a apresentação do espetáculo “Metafisicamente D’Outro Mundo”, protagonizado pelo Poeta da Cidade. Esta será uma performance que terá duas formas de arte mais transcendentes que estarão aliadas: a música, numa criação atmosférica quase divina, pelas mãos de wake up sleep (Cláudio Martins); e a palavra, a materialização de forma literária e que nasce do livro de poesia homónimo de Poeta da Cidade, num espetáculo poético que “tenta mergulhar no sentido mais íntimo da questão: o que é um amor metafísico e de que forma o podemos sentir?”.

A entrada será livre.

Sessão distrital do Programa Parlamento dos Jovens realiza-se no Fundão

O Fundão irá receber, no dia 12 de março de 2024, terça-feira, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, entre as 9h30 e as 17h30, a sessão distrital do Ensino Básico do Programa Parlamento dos Jovens, que irá reunir 18 escolas/agrupamentos do distrito de Castelo Branco.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares / Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo.

Esta iniciativa tem como objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democrático e os valores da democracia, incentivando a reflexão e o debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.

Após a primeira fase do programa, onde foram eleitos os deputados de cada escola à Sessão Distrital e o respetivo candidato à Mesa da sessão, inicia-se agora a fase das sessões distritais/regionais.

Nesta sessão distrital os deputados eleitos pelas 18 escolas irão debater e aprovar uma recomendação no âmbito do tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa”, que irá ser levada à Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio de 2024.

Nesta edição do Programa Parlamento dos Jovens 2023/2024, com 1093 escolas inscritas (564 do ensino básico e 529 do ensino secundário), estão ativamente envolvidos milhares de alunos, professores e respetivas comunidades educativas.

II Feira de Emprego e Formação do Fundão

Irá realizar-se, nos dias 11 e 12 de abril de 2024, no Centro de Negócios e Serviços do Fundão, a II Feira de Emprego e Formação do Fundão, “WorkForAll”, que irá contar com diversas empresas e oportunidades de emprego.
Esta iniciativa irá contar com dezenas de expositores do concelho e da região, num espaço onde poderá encontrar stands e conteúdos, ofertas de emprego, candidaturas, entrevistas, palestras, mesas redondas ou workshops.
Inscreva já a sua empresa através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 967 134 207 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional). Poderá encontrar mais informações em https://feiradeempregoeformacao2024.cm-

Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”

O Município do Fundão está a promover, até dia 9 de abril de 2023, a mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa, em 12 restaurantes e cinco pastelarias do concelho do Fundão.
Neste festival irão participar os restaurantes Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, O Lagar, O Paladar’te, O Telhas e Pecado (Fundão), Degusta-me Casa de Petiscos (Alpedrinha), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), O Calhambeque e O Mário (EN18 – Alcaria) e O Pipo (Souto da Casa), assim como as pastelarias A Laranjinha, Almma Pastelaria, Arte e Doce, Flor do Fundão e Formiga (Fundão).
Com esta mostra gastronómica pretende-se valorizar o receituário da época pascal e desafiar os restaurantes e pastelarias a criar ementas e produtos de excelência e a preservar a identidade gastronómica do concelho do Fundão.
A gastronomia é um dos patrimónios da Quaresma, repleta de tradições e sabores, das entradas às sobremesas, do bolo de azeite ao folar, poderá provar deliciosas receitas ancestrais ou inovadoras que enriquecem o património deste território.
Neste festival serão ainda disponibilizadas as ementas digitais na plataforma www.visitfundao.pt.

Exposição “Oh Diabos!!!” no Museu Arqueológico Municipal

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão, irá receber, entre os dias 31 de março e 28 de maio de 2023, a mostra de figurado de Barcelos “Oh Diabos!!!”, que reúne peças de alguns dos principais artesãos barcelenses continuadores da arte tradicional.

O figurado em barro representa o quotidiano, o imaginário religioso e fantástico, assumindo um papel particular na cultura popular pelo seu simbolismo e identidade. As peças, fruto da capacidade imaginativa que os artistas têm sobre o sobrenatural, representam maioritariamente monstros e outras figuras conexas como bichos irregulares, animais fantásticos (com cornos e seis pernas), cavaleiros garbosos, gigantones e cabeçudos, imagens com corpo de gente e cabeça de bicho, entre outras. Mas é o Diabo uma das personagens mais representada pelos artesãos de Barcelos.

A exposição permite estabelecer uma ligação entre dois territórios criativos que têm no imaginário lendário diversos pontos em comum. O figurado de Barcelos materializa, também, a imagem do Diabo nas histórias do fundo lendário da Beira.

“Monstros, diabos, figuras disformes e ambíguas, alimentam a relação do Homem com o mundo fantástico, com os mitos, com os medos e abrem portas a um diálogo harmonioso entre o sagrado e o profano, entre a vida real e o imaginário dos barristas” (in Figurado de Barcelos – Caderno de Especificações).

“Oh Diabos!!!” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e nos fins-de-semana das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

I Feira de Emprego e Formação do Fundão

Sob o mote “Atratividade e retenção de talento no Interior”, irá realizar-se, nos dias 31 de março e 1 de abril de 2023, no Centro de Negócios e Serviços do Fundão, a I Feira de Emprego e Formação do Fundão, “WorkForAll”, que irá contar com diversas empresas e oportunidades de emprego. Esta iniciativa irá contar com dezenas de expositores do concelho e da região, num espaço onde poderá encontrar stands e conteúdos, ofertas de emprego, candidaturas, entrevistas, palestras, mesas redondas ou workshops. Do programa faz parte um ciclo de conferências que conta com a participação de especialistas, empresas e decisores estratégicos na área do mundo laboral. Num altura em que se vivem circunstâncias de especial complexidade e de desafios sucessivos, pretende-se com esta iniciativa criar uma oportunidade de reflexão acerca da transformação a que se assiste no mercado de trabalho, nomeadamente desafios e oportunidades em torno da atração e retenção de talento, essencial para combater o desafio demográfico particularmente vincado no interior do país. A entrada é gratuita, num evento que pretende ser um ponto de encontro entre entidades empresariais e formativas e a população em geral que procura novos desafios profissionais ou formativos.

Apresentação do livro “Tuga”

Irá realizar-se, no dia 1 de abril de 2023, sábado, às 21h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, o lançamento do livro “Tuga”, de Manuel da Silva Ramos e de Alface.
A apresentação estará a cargo de Manuel Portela.

Feira do Queijo da Soalheira

Irá realizar-se, entre os dias 19 e 21 de maio de 2023, na Soalheira, a 15ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, num evento com a organização do Município do Fundão, da Junta de Freguesia da Soalheira e da Associação de Queijeiros da Soalheira.

Este certame terá diversos postos gastronómicos, que irão expor produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão), num evento que tem como objetivo prestigiar o queijo e os seus produtores.

A Feira do Queijo da Soalheira irá proporcionar a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira, numa iniciativa que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Sexta-feira, 19 de maio

19h00  Abertura da Feira | Com Tokikanta

22h00  Concerto de Buba Espinho

 

Sábado, 20 de maio

Animação de rua | Cozinha Super Sónica e Concertinas de Alpedrinha

16h00  Batismo a Cavalo (Escola Equestre | Picadeiro Tavares Ramos – Fundão)

16h30  Atelier | Mandala

17h00  Demonstração | Feitura do Queijo e Travia

18h00  Showcooking | Queijo da Soalheira pelo Mundo

22h00  Concerto de Musicalbi

 

Domingo, 21 de maio

8h30    Passeio Pedestre | Rota da Pastorícia pela Descobrindo (Associação de Desenvolvimento Territorial)

10h00  Conferência | II Jornadas do Queijo com DOP

12h30  Animação de rua | Os Queijeiros

14h30  Showcooking | Queijo da Soalheira pelo Mundo

15h00  Atelier | Encontro do Clube de Tricot

15h30  Encontro Etnográfico | Participação de Rancho Folclórico da Soalheira, Rancho Folclórico “Os Pastores do Açor” e Rancho Folclórico de Enxames

17h00  Demonstração | Feitura do Queijo e Travia

Para além de queijos, os expositores também terão para venda tapas, pitéus e petiscos.

 

Inseridas na Feira do Queijo, irão ter lugar, no dia 21 de maio, as II Jornadas do Queijo com DOP, que irão promover e valorizar o Queijo com DOP, com a discussão das características diferenciadoras dos queijos DOP, a importância dos recursos, as técnicas, entre outros assuntos. As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Apresentação do projeto “Guia para uma Feli(z)cidade”

A Gira Sol Azul irá promover, no dia 23 de março de 2023, quinta-feira, às 20h00, no Casino Fundanense, a apresentação do projeto “Guia para uma Feli(z)cidade”, que tem como objetivo refletir sobre o passado e o futuro da cidade.

O projeto será desenvolvido de 23 de março a 23 de abril de 2023 e integra o programa Atos no âmbito da “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

“Todos os lugares têm uma longa história, camadas complexas feitas de pequenas histórias, muita gente dentro, paisagens, monumentos, coisas. Mas todos os lugares, mesmo os de grande destaque nos mapas, se tornam facilmente em apenas lugares-comuns de mera vivência distraída do dia-a-dia, naturalmente ignorados pela população em geral e pela população local em particular. E a felicidade? Como pensar e colocar a felicidade no mapa do lugar onde vivemos e na nossa própria vida? Com a palavra/o teatro como mote e a música com meio de expressão, desenvolvem-se ao longo desta odisseia (entenda-se, processo de criação) uma série de dinâmicas participativas, desafios individuais e experiências coletivas que pretendem reconectar as pessoas e os lugares, que pretendem dar espaço às várias vozes que habitam a cidade. Os MAPAS PARA UMA FELI(Z)CIDADE serão desenhados a várias mãos, a várias vozes, a partir das escolhas feitas ao longo do caminho, das pessoas e dos próprios lugares sobre os quais gira esta odisseia no Fundão e por fim (que também pode ser um começo) partilhados em jeito de festa, celebração da vida – uma redescoberta dos lugares e de nós próprios”.

Esta iniciativa estará presente, em 2023, em todas as regiões de Portugal, com centenas de propostas agrupadas em cinco programas: Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento), Nexos (formação) e ainda uma Exposição. Saiba mais em www.tndm.pt.

Poderá obter mais informações ou realizar a sua inscrição através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dos contactos telefónicos 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional) e 966 772 750 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Encontro Nacional de Incubadoras realiza-se no Fundão

O Fundão irá receber, no dia 23 de março de 2023, quinta-feira, no Octógono (Incubadora A Praça), o INCUBX – Encontro Nacional de Incubadoras, que irá contar com a participação do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

Este evento, promovido pela Startup Portugal em parceria com o Município do Fundão, irá ligar aprendizagem, inspiração, novas oportunidades e networking e irá decorrer de acordo com o seguinte programa:

10h00  Boas-vindas

António Dias Martins (Diretor Executivo Startup Portugal) e Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão)

10h15  Dez anos do Plano de Inovação do Fundão, com Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão)

10h40  Plano de Atividades para a área de Growth & Acceleration, com António Dias Martins (Diretor Executivo Statup Portugal) e David Magboulé (Head of Growth & Acceleration Startup Portugal)

11h00  Status: Voucheurs para Incubadoras e Aceleradoras e Vouchers para Startups, com João Kuchembuck (Head of Investments and Subsidies Startup Portugal)

11h20  Pausa para café

11h50  Gestão de incubadoras através de plataformas de dados

            - Making the most out of Dealroom in my incubator (EN)

      - Monitorização de desempenho e impacto de programas de incubação – o caso do IPN, com Paulo Santos (Diretor de Incubação e Aceleração)

          - Dinâmica // Indicadores relevantes para o Ecossistema, com João Silva (Head of Data & Standards) e David Magboulé (Head of Growth & Acceleration Startup Portugal)

13h00  Almoço

14h30  Masterclass // Como Posicionar uma Incubadora, com Miguel Muñoz Duarte (Assistant Professor NOVA SBE)

            - Exercício // Positioning 1:1 e Unique Value Proposition

16h10  Caso de Sucesso – Caceres, Provincia y Destino Digital – Agustin Aretio (Castelhano)

16h45  Encerramento, por Pedro Cilínio (Secretário de Estado da Economia)

17h00  Networking

Poderá obter mais informações e realizar a sua inscrição em http://bit.ly/3YNP1eg.

Trânsito cortado na rua da Quintã

O Município do Fundão informa que, para demolição de um imóvel, será necessário proceder ao corte do trânsito automóvel na Rua da Quintã, no Fundão, nos dias 16 e 17 de março de 2023 (troço identificado na imagem em anexo).

Face ao exposto, a autarquia pede a melhor compreensão dos moradores e automobilistas pelo incómodo que esta situação poderá provocar e solicita a colaboração de todos no cumprimento da sinalização de carácter provisório que será colocada.

 

Ministro da Cultura visita concelho do Fundão

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, irá visitar o concelho do Fundão, no dia 17 de março de 2023, sexta-feira, de acordo com o seguinte programa:

16h00  Visita à Casa da Poesia e Local de construção da Sala de Leitura Eugénio de Andrade | Póvoa de Atalaia

17h00  Visita à Casa da Cereja.

Exposição “Era uma vez em Pop-Up” na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

 Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, irá receber, entre os dias 18 de março e 15 de abril, a exposição “Era uma vez em Pop-Up”, do escultor e designer André Garcia Pimenta.

Esta exposição é constituída por exemplares de livros pop-up desde a sua origem no século XIX até aos dias de hoje. Para além dos livros, nesta exposição é ainda possível observar o processo de produção de um pop-up com folhas impressas e os cortantes utilizados na sua fabricação.

No dia 18 de março, André Garcia Pimenta irá realizar visitas guiadas à exposição e duas oficinas de postais Pop-Up, às 10h00 e às 15h00. As oficinas são dirigidas às famílias com crianças a partir dos sete anos de idade.

A inscrição é obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 779 940 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Espetáculo de dança “Solo 30 – Coreografar uma autobiografia sem factos” n’A Moagem

Ao abrigo do programa (Re)Cri’Arte, promovido pelo Município do Fundão, irá realizar-se, nos dias 17 e 18 de março de 2023, no auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o espetáculo de dança “Solo 30 – Coreografar uma autobiografia sem factos”, com conceção e interpretação de Thaís de Melo.

O espetáculo, para maiores de seis anos, terá a duração de 20 minutos e três sessões por dia, às 20h00, 20h45 e 21h30. A entrada será gratuita.

“Como traduzir a vaga tristeza da vida? Abstrata, amorfa. Complicada, se não mesmo de impossível compreensão. Como traduzir o íntimo sem deformar a sua exatidão difusa? Sua profundidade obscura? Como traduzir o íntimo? – que se faz em si por ser intransmissível. Como falar a verdade, se a verdade é tão somente uma abstração? E mesmo com a melhor intenção, mente ser uma verdade que por algum consenso deixamos de a chamar de… ficção”.

São estas questões que marcam uma pesquisa artística especialmente nutrida pelo saber psicanalítico – freudiano e lacaniano – sobre o inconsciente, em articulação com o desassossego narrado por Fernando Pessoa. A investigação toma forma através de uma abordagem contemporânea do dançar e incorpora a experiência singular de tempo e de realidade.

O Programa (Re)Cri’Arte – Bolsas artísticas de longa duração teve como intuito conceder bolsas para o desenvolvimento de projetos relativos a qualquer área artística e como objetivos apoiar, envolver, promover e fixar os artistas e outros técnicos de áreas de apoio ao desenvolvimento de atividades culturais, fomentando a criação artística e integrando-a no plano de programação da autarquia, contribuir para a renovação do tecido artístico regional e para a criação de novos públicos, incentivar o dinamismo e a inovação e desenvolver projetos que envolvam a comunidade.

Poderá reservar o seu bilhete através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032.

Fundão participa novamente na MIPIM em Cannes

O Município do Fundão irá participar, entre os dias 14 e 17 de março de 2023, na maior Feira de Imobiliário do Mundo, a MIPIM 2023, que irá realizar-se em Cannes, França.

A cidade do Fundão terá como missão, num stand em nome próprio, atrair investidores imobiliários para o Concelho, bem como promover o seu território e o seu ecossistema de inovação e investimento junto dos milhares de visitantes do certame, contactar novos investidores internacionais, descobrir as últimas tendências deste mercado e estabelecer parcerias estratégicas com outras cidades e regiões mais desenvolvidas do mundo.

Num contexto marcado pela alta inflação, pela subida das taxas de juro e, por conseguinte, por investidores imobiliários com uma postura mais cautelosa, a edição do MIPIM 2023, que irá decorrer no centro de congressos “Palais des Festivals”, irá juntar os agentes mais influentes do mundo do mercado imobiliário e promete trazer algumas novidades.

Ao longo dos quatro dias dedicados a conferências, exposições e networking, prevê-se que se desloquem a esta feira mais de 20.000 visitantes de mais de 80 países, entre investidores à procura de projetos e ativos inovadores para investir; representantes de empresas e start-ups do ramo imobiliário à procura de financiadores, novas localizações e novos parceiros estratégicos; e instituições públicas à procura de soluções inovadoras e sustentáveis que consigam responder aos desafios prementes do mercado imobiliário.

Poderá encontrar mais informações sobre o MIPIM 2023 em https://www.mipim.com/.

Exposição “Descobrir Luiza Andaluz” na Centro Comercial Acrópole

Irá realizar-se, no dia 8 de março de 2023, quarta-feira, às 17h00, no Centro Comercial Acrópole, no Fundão, a inauguração da exposição “Descobrir Luiza Andaluz”.

Esta exposição itinerante teve início em Santarém, na Casa Madre Luiza Andaluz e já percorreu diversas cidades e vilas a nível nacional, tendo já estado patente a nível internacional na cidade de Luanda, em Angola.

Luiza Andaluz foi fundadora da Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima e é uma figura ímpar da História Contemporânea da Igreja Portuguesa. A congregação está presente em três continentes, naquela que é uma “obra de inovação social e de evangelização criativa”.

Em 2017, o Papa Francisco abriu o processo de beatificação por serem reconhecidas as virtudes da Venerável Luiza Andaluza.

Esta exposição itinerante irá proporcionar a oportunidade à população do concelho do Fundão, onde existe e trabalha uma comunidade de religiosas, de conhecer a Fundadora das Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, que estão a celebrar este ano o centenário da Fundação da Congregação e o 50º aniversário da morte da sua fundadora.

Os visitantes terão a oportunidade de fazer um percurso por textos, imagens, fotografias e desenhos, onde são apresentados os momentos mais marcantes e espirituais de Luiza Andaluz.

A exposição poderá ser visitada até dia 17 de abril de 2023, durante o horário de funcionamento do Centro Comercial Acrópole.

 

Município do Fundão promove iniciativa “Março – Géneros e Mitos”

O Município do Fundão irá promover, durante o mês de março, a iniciativa “Março – Géneros e Mitos”, com o intuito de fomentar a reflexão em torno da igualdade de género e de oportunidades, desmistificando alguns dos mitos e preconceitos existentes na sociedade.

Com este propósito irão ter lugar um conjunto de atividades, que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

“Sucesso no Feminino num Mundo de Homens” – Tertúlia

8 de março (quarta-feira) | 9h00 – 11h00

Escola Profissional do Fundão

Inauguração da Exposição “Descobri Luiza Andaluz”

8 de março (quarta-feira) | 17h00

Centro Comercial Acrópole

Abraçar a Equidade (Círculo de Partilha e Momento de Reflexão)

8 de março (quarta-feira) | 15h00

Praça do Município

Women Mic

8 de março (quarta-feira) | 15h00 – 16h30

Rua da Cale

 

Os Mata-Ratos – Documentário

Patti Smith – Filme

8 de março (quarta-feira) | 21h30

Auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes

“Entre Elas” – Mesa Redonda

11 de março (sábado) | 15h00 – 17h00

Sala de Imprensa do Casino Fundanense

“Solo 30, Coreografar uma Autobiografia sem Factos”

17 e 18 de março (sexta-feira e sábado) | 20h00 – 20h30 – 21h00

Auditório d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes

Mostra Fotográfica “Abraçar a Equidade”

18 de março (sábado) | Horário de funcionamento da Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

“Pelas Páginas de um Livro” – Tertúlia

18 de março (sábado) | 15h00 – 17h00

Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

Clube de Leitura | Sessão Dedicada ao Livro “A Cor do Hibisco”

23 de março (quinta-feira) | 21h15

Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.

“Yoga entre Histórias” na Biblioteca Municipal

Irá realizar-se, no dia 11 de março de 2023, às 15h00 e às 16h15, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a atividade “Yoga entre Histórias”, dinamizada por Ana Filipa.

A partir da sessão de leitura do livro “O Crocodilo que afinal era um Jacaré”, de Cláudia Pinto Praça, pais e filhos serão convidados a experimentar as posturas de Yoga.

Esta atividade é destinada a crianças com idades entre os 3 e os 10 anos e a inscrição obrigatória deverá ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O custo será de 2,50€ por pessoa.

Março é mês de cinema com foco na música

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha, irão realizar-se, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, as exibições de diversos filmes no mês de março.

Este mês terá como vetor principal a música, com escolhas variadas tanto nos géneros musicais como nas formas cinematográficas.

No dia 1 de março, várias homenagens a um dos mais reconhecidos músicos do período clássico da música, Johann Sebastian Bach e ao recente falecido Jean-Marie Straub, que, com a sua esposa, Danièle Huillet, construiu a obra cinematográfica “A Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach”, de 1968. A anteceder a sessão, “6 Bagatelas”, de Pedro Costa, «seis cenas que Pedro Costa deixou de fora da montagem final de “Onde jaz o teu sorriso?”, rodado durante a montagem de “SICILIA!”, com Jean-Marie Straub e Danièle Huillet em trabalho e na intimidade».

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será exibida a filmagem do concerto dos Mata-Ratos no Octógono, aquando do concerto dos 40 anos. Os Mata-Ratos são uma das mais lendárias bandas do punk português e para assinalar os seus quarenta anos deram um concerto no Octógono, no Fundão, que Patrick Mendes filmou. O vocalista Miguel Newton irá apresentar a sessão. Nesta mesma sessão teremos uma viagem a outra lenda do punk, Patti Smith, em que será exibido um filme de Sophie Peyrard e Anne Cutaia, com o racoord “Patti Smith, Poeta do Rock”.

No dia 15 de março, o Cineclube Gardunha entrará no terreno do hip-hop, com o documentário “Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes”, de Catarina David e Francisco Noronha, que visita as fundações e o nascimento deste estilo musical na cidade do Porto e de Gaia, com testemunhos de Mind da Gap ou Dealema.

Para fechar, no dia 29 de março, será exibido aquele que é porventura o mais musical e cósmico da história do cinema, “2001, Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. O passado, o futuro, o presente e o destino do homem, os planetas e o espaço sideral, bailam ao sabor das notas de Richard Strauss e ou de György Ligeti.

No âmbito da rubrica Cine Gardunha acolhe, e não totalmente fora da temática da música, irá ser exibido, no dia 18 de março, às 16h00, na Casa do Bombo, em Lavacolhos, o filme-montagem “Santa Luzia”, de Ricardo Paulouro, com banda sonora de João Clemente, a partir de imagens de arquivo do concelho do Fundão dos anos 50 e 60 do século passado. Este filme é um documento histórico em que se podem ver as primeiras imagens em movimento conhecidas da Romaria de Santa Luzia, em 1963, bem como dos Bombos de Lavacolhos e do Rancho de Silvares. Os excertos dos filmes apresentados foram produzidos pela Firma Cassiopeia Filmes, de Armando Paulouro, e este filme-documento digitalizado ficará acessível ao público na Casa do Bombo, em exposição permanente, e as películas originais permanecerão depositadas no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), da Cinemateca Portuguesa, para preservação, conservação e posterior restauro e digitalização, no contexto de uma doação de Ricardo Paulouro ao Município do Fundão.

No âmbito do volume de Os Mestres Japoneses Desconhecidos, será exibido, no dia 22 de março, “Johnny Coração de Vidro”, de Koreyoshi Kurahara. Um filme baseado em “La Strada”, de Frederico Fellini, que é mais um filme resgatado pelo programador Miguel Patrício e pela The Stone and the Plot.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Campeonato Nacional de Agility

Irá realizar-se, nos dias 11 e 12 de março de 2023, no Campo de Jogos 23 de Maio, na Atalaia do Campo, uma prova de Agility, que irá contar para o Campeonato Nacional da modalidade.
 
O agility é uma modalidade baseada no hipismo que pretende que dono e cão se divirtam enquanto competem. Esta modalidade consiste em ultrapassar um determinado número de obstáculos, cuja sequência é definida e preparada por um juiz. Os obstáculos são saltos, túneis, slalom e obstáculos de contacto. Ganha o cão mais rápido e com menor número de faltas.
 
Os concorrentes não conhecem o percurso a fazer pois este é definido pelo juiz, que o abre aos concorrentes antes da prova e durante oito minutos de forma a estes decorarem o circuito e verem qual a melhor forma de conduzir o seu cão.
 
A organização desta iniciativa é do Município do Fundão e do Clube Cinófilo do Alentejo, com o apoio da Associação Cultural e Recreativa da Atalaia do Campo.

Concerto "Sons da Minha Terra” | Pedro Emanuel Pereira

Irá realizar-se, no dia 4 de março de 2023, sábado, às 21h30, no auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o concerto de piano “Sons da Minha Terra”, por Pedro Emanuel Pereira.
Considerado um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração, Pedro Emanuel Pereira apresenta-se em palco com a sua própria arte e visão do mundo. Em palco, o músico será acompanhado pelo maestro António Victorino d’Almeida e por Miguel Leite, num concerto comentado que evocará os 70 anos de carreira artística do Maestro António Victorino d’Almeida.
 
Os bilhetes para este espetáculo poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem e terão o custo de dez euros para o público em geral e de seis euros para estudantes e maiores de 65 anos.

Fundão presente na BTL

O Município do Fundão irá estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, que irá decorrer na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre os dias 1 e 5 de março, no Pavilhão 2, stand 2B-13.

Este ano, com presença num diferente formato, os 15 municípios das Beiras e Serra da Estrela, unidos por um território e a uma só voz, estão, pela primeira vez, num único stand.

Os 15 municípios desafiam a visitar todo o território, com a garantia: a natureza continua a ser um dos melhores cartões de visita. Da natureza, à história, à cultura, à saúde, ao bem-estar, às sensações e sabores. Das tradições mais genuínas como o burel, à arte urbana que ilumina as ruas, da neve às praias fluviais, dos museus, ao património a céu aberto, materializado em Castelos, Aldeias Históricas de Montanha e de Xisto, as Beiras e Serra da Estrela prometem dar provas que são um destino perfeito para visitar todo o ano.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) irá lançar uma campanha de reflorestação. É uma missão nacional para todos os que visitarem as Beiras e Serra da Estrela na BTL 2023: construir uma nova floresta que vai ter nome próprio. Cada visitante vai ser convidado a apadrinhar gratuitamente uma árvore, sendo que pode, ainda, habilitar-se a ganhar inúmeros prémios, na sua visita ao stand.

Com a participação na maior feira de turismo do país, o Município do Fundão procura promover junto dos operadores, agentes turísticos e público em geral a oferta turística do concelho do Fundão, centrando-se no Fundão como destino gastronómico de excelência.

Neste evento irá ser apresentado o Livro “Cereja do Fundão à Mesa” com um momento de degustação pela Escola Profissional do Fundão de Cocktails de Cereja do Fundão e pastéis de Cereja do Fundão. Este livro foi desenvolvido pelo Município do Fundão em parceria com a Escola Profissional do Fundão, uma compilação de  várias receitas tendo como base a cereja do Fundão, confecionadas com produtos do Fundão. A Cereja do Fundão transformou-se num produto gastronómico de excelência, afirmando-se como produto de inovação e criatividade.

Para além do stand com a CIMBSE, o Fundão estará ainda representado nos stands do Turismo do Centro, Aldeias Históricas de Portugal (Turismo do Centro), Caminhos de Santiago e Terras da Transumância.

Durante o evento serão apresentadas diversas experiências turísticas ligadas ao Turismo de Natureza, presentes em visitfundao.pt.

Fundão recebe Academia de Redes Cidades Circulares

O Fundão irá receber, entre os dias 5 e 7 de abril de 2022, na Escola Profissional do Fundão, a Academia Redes Cidades Circulares, promovida pela Direção-Geral do Território com a colaboração do Município do Fundão.

Este evento de formação transversal para Redes Cidades Circulares constituídas no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) irá reunir, em formato fechado e presencial, ao longo de três dias, cerca de 100 formandos oriundos dos municípios parceiros das Redes Cidades Circulares e de outros municípios e entidades convidadas.

O Município do Fundão lidera uma das quatro Redes de Cidades Circulares criadas no âmbito da “Iniciativa Nacional Cidades Circulares” (InC2). A rede liderada pelo Fundão integra os parceiros de Bragança, Câmara de Lobos, Guimarães, Penela, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande e Lisboa E-Nova – Agência de Energia-Ambiente de Lisboa e tem como temática as Relações Urbano-Rurais.

A Academia Redes Cidades Circulares visa a capacitação em conceitos relacionados com a teoria da mudança e a transição verde e em metodologias participativas e de planeamento local de ação, tendo como objetivos motivar e inspirar os participantes, formar participantes em métodos e ferramentas essenciais para desenvolverem Planos Locais de Ação e promover o networking informal entre os participantes.

A formação será constituída por sessões plenárias, workshops, visitas de campo e visitas culturais que decorrem ao longo dos três dias de duração do evento.

Poderá encontrar mais informações em https://academia-redes-cidades-circulares-dgterritorio.hub.arcgis.com.

Quadragésima –Tradições da Quaresma em quatro concelhos da Beira Interior

Quadragésima é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial ligadas ao período da Quaresma, promovida pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Sabugal.

A Quaresma evidencia sentimentos coletivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma autenticidade e sentimento vivencial que persiste ao longo do tempo nos rituais destas comunidades.

Este sentir coletivo está presente em inúmeras comunidades espalhadas pelas aldeias destes municípios. Ao seguir no encalço destas pessoas e da manifestação da sua fé, a programação da Quadragésima propõe também um roteiro pelos locais mais emblemáticos desta região, ao traçar um mapa de locais de culto, num percurso que contempla também outros atrativos e pontos de interesse.

A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Na Igreja Católica, o Tempo da Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e culmina na Solenidade de Domingo de Ramos, decorrendo assim os 40 dias de Quaresma. A semana que precede a Páscoa é conhecida na tradição católica como Semana Santa. O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

No concelho do Fundão, para além das manifestações religiosas, poderá assistir aos eventos “Cantos de Misericórdia e Paixão, no dia 1 de abril, às 21h30, na Igreja Paroquial de Alcongosta; “No Monte das Oliveiras”, um evento de música religiosa tradicional que terá lugar no dia 2 de abril, às 21h00, n’ A Moagem; e o percurso pedestre “Gardunha Sacra”, no dia 3 de abril, às 7h30.

Nascida em 2003, na Cova da Beira, no sopé da Gardunha, a Quadragésima consiste num projeto cultural que pretende construir e comunicar a identidade de um território, revelando em toda a sua plenitude a religiosidade das gentes desta região.

Com início no Fundão, a Quadragésima cresceu entretanto, alargando-se a outros concelhos, o que proporciona vivências únicas nos diversos territórios, nos quarenta dias que antecedem a Páscoa.

Poderá obter mais informações e consultar o programa completo em www.visitfundao.pt.

Fundão assinala Semana da Interculturalidade

O Município do Fundão, o Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal, o CACFF – Centro Assistencial, Cultural, Formativo do Fundão e a Pinus Verde irão promover, de 3 a 8 de abril de 2022, a Semana da Interculturalidade.

Esta iniciativa pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como o respeito, a solidariedade, a igualdade, a não discriminação, a democracia na educação e os direitos humanos.

Numa sociedade cada vez mais globalizada, em que a diferença e a diversidade são uma realidade, é imperativo garantir a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

Ao longo destes dias irão ser dinamizadas diversas atividades, que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

3 de abril | “Celebrando a Diversidade do Fundão”

14h00 | Centro para as Migrações do Fundão (Seminário do Fundão)

Performance de duas horas de música do mundo e dança, numa organização da Rhytms for Renewal, Município do Fundão, Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão e Projeto Fundão Medeia.

4 de abril | As Cartas do Multiculturalismo

10h55 | Externato Capitão Santiago de Carvalho (Alpedrinha)

Organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco, Programa Escolhas Matriz E8G e Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão.

5 de abril | Craft & Culture

15h00 | Fundão

Músicas, danças e multiculturalidade, numa organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco, Programa Escolhas Matriz E8G e Plano Municipal de Integração de Migrantes do Fundão.

6 de abril | Chapéu das Emoções

12h00 | Agrupamento de Escolas do Fundão

Organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco e Programa Escolhas Matriz E8G.

8 de abril | Ações de Sensibilização para o Dia Internacional para as Pessoas Ciganas

9h00 | Vale de Prazeres, Atalaia do Campo, Donas e Telhado

História “A menina das tranças”, hino e bandeira da comunidade cigana.

Organização da Pinus Verde / FormaRedes CLDS4G, Município do Fundão, Projeto Fundão Medeia, Núcleo Distrital de Castelo Branco | EAPN Castelo Branco e Programa Escolhas Matriz E8G.

Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 1 a 17 de abril de 2022, a mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa, em 12 restaurantes e cinco pastelarias do concelho do Fundão.

Neste festival irão participar os restaurantes As TíliasCantinho dos GrelhadosHermíniaO Alambique de OuroO TelhasPaladar’tePecado e Snack-bar Sítio do Vale (Fundão), Casa dos Leitões e O Mário (EN18 – Alcaria), Degusta-me Petiscos (Alpedrinha) e Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), assim como as pastelarias A LaranjinhaAlmma PastelariaArte e DoceFlor do Fundão e Formiga (Fundão).

Com esta mostra gastronómica pretende-se valorizar o receituário da época pascal e desafiar os restaurantes e pastelarias a criar ementas e produtos de excelência e a preservar a identidade gastronómica do concelho do Fundão.

A gastronomia é um dos patrimónios da Quaresma, repleta de tradições e sabores, das entradas às sobremesas, do bolo de azeite ao folar, poderá provar deliciosas receitas ancestrais ou inovadoras que enriquecem o património deste território.

Neste festival serão ainda disponibilizadas as ementas digitais na plataforma www.visitfundao.pt.

Município do Fundão promove programa de atividades “Cerejeiras em Flor 2022”

O Município do Fundão irá promover, entre os dias 25 de março e 10 de abril de 2022, o programa de atividades “Cerejeiras em Flor”, que dá a conhecer um dos cenários mais deslumbrantes que ocorre no início da primavera.

Quando as cerejeiras pintam de branco a serra da Gardunha a natureza proporciona uma paisagem única e deslumbrante. Para mostrar este cenário, o Município do Fundão preparou um conjunto de iniciativas que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Pode ainda descobrir as Cerejeiras em Flor por si, aproveitando os vários trilhos da serra da Gardunha para passear a pé, de bicicleta ou de carro, podendo obter todo o apoio necessário nos postos de turismo existentes no concelho do Fundão.

Para mais informações e marcações deverá contactar o Posto de Turismo do Fundão, através do contacto telefónico 275 779 040 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Orçamento Participativo Jovem "Eu é que decido"

O que é o Orçamento Participativo jovem?

Car@s jovens.
Intervir na área da juventude é sempre um enorme desafio que acarreta um trabalho de grande detalhe e proximidade, para que de forma prática e desburocratizada, se encontrem soluções para uma efetiva modernização e maior alcance das políticas direcionadas aos mais jovens Um OP Jovem, mais que um método de participação dos jovens na sociedade por excelência é também um importante passo na valorização do seu trabalho e das suas ideias, sempre com foco na melhoria da sua qualidade de vida.

Este OP Jovem é o resultado de um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal do Fundão e o Conselho Municipal da Juventude, que vão garantir a sua transversalidade e transparência, valores fundamentais num processo de participação.

Ao longo do tempo, as temáticas e as prioridades deste OP irão ser sempre escolhidas pelos nossos jovens, de acordo com as suas necessidades, a atualidade e o contexto, gerando assim iniciativas capazes de mobilizar mais jovens com vontade de participar e de intervir na sua comunidade.

Espero que este desafio vos motive e aproxime ainda mais como nossos parceiros estratégicos para uma governação local cada vez mais aberta, participada e inovadora.

Conto com o vosso empenho e com as vossas ideias.

Um abraço amigo,
Miguel Gavinhos.
Vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Fundão e Presidente do Conselho Municipal da Juventude do Fundão.

#valores do Orçamento Participativo Jovem do Fundão

1# Focado nos direitos dos jovens

2# Inclusivo

3# Promotor do desenvolvimento de competências

4# Colaborativo

5# Transparente

Grande Prémio de Atletismo “Cerejeiras em Flor”

Irá realizar-se, no dia 3 de abril de 2022, domingo, a partir das 10.00h, o Grande Prémio de Atletismo “Cerejeiras em Flor” e, às 9h00, o Passeio Pedestre “Cerejeiras em Flor”.

A prova de atletismo será dividida em diversos escalões masculinos e femininos, nomeadamente Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.

Esta prova é organizada pelo Grupo Convívio e Amizade nas Donas, em colaboração com o Município do Fundão e com o apoio da União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Associação de Atletismo de Castelo Branco, Moto Clube “Os Trinca Cereja” e Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão.

As inscrições para a prova de atletismo deverão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para mais informações e inscrições no passeio pedestre deverá contactar o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 771 496.

Exibição do filme “Funeral de Estado”

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha e do ciclo “Melhores de 2021”, irá realizar-se, no dia 30 de março, quarta-feira, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição do filme “Funeral de Estado”, de Sergey Loznitsa.

Este documentário histórico tem a duração de 135 minutos, é classificado para maiores de 12 anos, em que “a partir de imagens de arquivo, a maioria delas completamente inéditas, Loznitsa retrata o funeral de Estaline como o culminar do seu culto da personalidade. A notícia da sua morte, a 5 de março de 1953, deixou em choque toda a União Soviética. Milhares de pessoas assistiram ao funeral, descrito pelo jornal Pravda como a «Grande Despedida». Loznitsa aborda a questão do culto da personalidade de Estaline como uma forma de ilusão induzida pelo terror. Retrata a natureza do regime e o seu legado, que continua a assombrar o mundo contemporâneo”.

A entrada é gratuita e sujeita a reserva através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032.

GeoTour em BTT no Fundão no próximo fim de semana

Irá realizar-se, entre os dias 18 e 20 de março de 2022, o GeoTour – Aldeias do Xisto, uma experiência desportiva associada ao contacto com a natureza e às gentes das freguesias envolventes à Serra da Gardunha.

Esta prova de BTT é já uma referência entre os amantes deste desporto e tem o Fundão e o seu concelho como polo central desta prova, que depois se estende por percursos de uma beleza extraordinária, das quais se destacam a Grande Rota do Zêzere, a Rota das Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto, a serra da Gardunha, single-tracks, caminhos que serpenteiam montes e ribeiras e os trilhos do Cabeço do Pião.

O Geotour Aldeias do Xisto é uma prova de BTT em autonomia guiada por GPS, podendo fazer-se em singulares ou em duplas, com organização do BTT Gardunha e com o apoio do Município do Fundão e da ADXTUR.

No dia 18 de março, irá realizar-se um prólogo (contrarrelógio) em plena serra da Gardunha. A partida e a chegada será feita no Parque de Campismo do Fundão e terá uma distância de 4,5 kms.

No dia 19 de março, sábado, a etapa terá 81 kms e irá percorrer as localidades do Fundão, Telhado, Cabeço da Argemela, Silvares, Cabeço do Pião, Barroca, Dornelas do Zêzere, Alqueidão, Bogas do Meio, Bogas de Cima, Malhada Velha, Açor, Enxabarda, Castelejo, Souto da Casa e terminará no Fundão.

No dia 20 de março, domingo, a etapa terá 95 kms e irá percorrer as localidades do Fundão, Alcongosta, Souto da Casa (Carvalhal), Casal da Serra, Torre, Louriçal do Campo, Soalheira, São Fiel, Castelo Novo, Posto de Vigia e terminará novamente no Fundão.

A entrega dos prémios terá lugar, no dia 20 de março, às 15h00, no Parque Verde, no Fundão.

XXVI Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana realiza-se no Fundão

O Fundão vai ser a sede, entre os dias 22 e 25 de março de 2022, da XXVI edição do Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana, subordinado ao tema “Territórios, Migrações e Fronteiras”, numa organização do Município do Fundão em colaboração com a Universidade de Salamanca e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Considerada uma das mais relevantes do espaço Ibero-Americano, a reunião irá unir instituições académicas e científicas de distintas geografias, profissionais, instituições e centros académicos de dez países e irá abranger áreas como a antropologia, a sociologia, a história, a economia ou a política, procurando analisar diversas problemáticas dos fenómenos migratórios na sociedade contemporânea.

No primeiro dia do Congresso irá ser prestada uma homenagem à Professora Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade, com a atribuição da Medalha de Ouro do Município do Fundão como reconhecimento do seu trabalho e ligação a este território da Beira Interior.

Durante o Congresso será assinado um protocolo de cooperação entre o Município do Fundão e a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” da Universidade Lusófona, que irá estabelecer as bases para o desenvolvimento de projetos nas áreas da museologia e de investigações associadas à temática das migrações.

Segundo Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “o nosso território tem-se assumido como uma referência nos estudos das migrações em escalas Ibero-Americanas e Europeias. Vamos continuar a aprofundar as relações com estas geografias reforçando as funções associadas ao nosso Centro para as Migrações, projeto exemplar de escala nacional nos domínios do acolhimento e da inserção social e cultural dos fluxos migratórios. Para além da coordenada humanista cumpridora dos direitos do homem, consideramos ser fundamental a ligação do desempenho político com as Universidades, por forma a atualizar as nossas boas práticas de trabalho. O Congresso será também um momento de reconhecimento para homenagearmos a Professora Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade, uma investigadora muito ligada à nossa identidade cultural, fundadora do espírito de acolhimento da nossa terra, marca da nossa identidade, começada a ser enraizada por António Paulouro enquanto diretor do Jornal do Fundão”.

A realização do Congresso no Fundão resulta de um protocolo de colaboração estabelecido em 2020 entre o Município do Fundão e a Universidade de Salamanca e irá ter lugar n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes com entrada gratuita sujeita a inscrição prévia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou da página de internet https://www.ciai2022.org/. Poderá também assistir através do facebook do Congresso (https://www.facebook.com/CIAI2022) ou da autarquia do Fundão (https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao).

Consulte toda a informação e o programa completo em https://www.ciai2022.org/.

 

Município do Fundão presente na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município do Fundão irá estar presente, entre os dias 16 e 20 de março de 2022, na FIL, na BTL Bolsa de Turismo de Lisboa .
O Fundão estará presente com stand próprio, no Pavilhão 2, stand 2A05, onde irá apresentar os novos programas turísticos.
Para além do stand próprio, o Fundão estará ainda representado nos stands do Turismo Centro Portugal , do iNature e das ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL .
A Fundão Turismo tem agora também um número WhatsApp - 967134231 - que permite contactar com maior facilidade.
Ao longo da presença na FIL serão realizados sorteios cujos prémios serão fins-de semana em alojamentos da região e diversas experiências neste território.

Startup sediada na Incubadora A Praça lançou jogo virtual

A empresa Digitality Game Studios lançou, no dia 2 de março de 2022, nas plataformas de distribuição digital de jogos GOG.com, Steam e Epic Games, o jogo virtual “HordeCore”, desenvolvido na Incubadora A Praça, no Fundão.

O “HordeCore” está disponível para PC, Playstation, Nintendo Switch, Xbox e “é um jogo de tiro side-scrolling num mundo pós-apocalíptico, que pode ser jogado individualmente ou em equipa”, em que os principais objetivos são “destruir, sobreviver, criar e explorar as várias missões e etapas do jogo, num ambiente totalmente imersivo”.

A Incubadora A Praça é um centro de acolhimento de empresas, de incubação, de maturação e aceleração de ideias de negócio, sob gestão do Município do Fundão. Desde o seu início, incluindo a Digitality, estúdio de desenvolvimento de jogos, já foram criadas mais de 150 empresas e apoiados mais de 200 projetos em desenvolvimento.

Poderá encontrar mais informação sobre o jogo “HordeCore” em https://hordecore.digitalitygames.com/?fbclid=IwAR1gqjp4TfiKJqCRqpNs-Pf2zFGkf04WQT6RtlhEDS7MYhwEtWGRVqIMB3s.

Comemorações do 34º aniversário da elevação do Fundão a cidade

Irão realizar-se, no dia 11 de março de 2022, as comemorações do 34º aniversário de elevação a cidade do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, de acordo com o seguinte programa:

 

10h00  Hastear das bandeiras e entoação dos hinos “A Portuguesa” e “O Caracol” – Praça do Município

            Celebração do aniversário | Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão

11h00  Fórum de discussão pelos Presidentes e Coordenador do Projeto das 4 Cidades “Ideias ao Quadrado”, com moderação de Dulce Gabriel

 

A 11 de março de 1988, as então vilas de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades, num ato testemunhado por muitos dos seus habitantes na Assembleia da República. A partir dessa data, através de uma geminação então criada, passaram a denominar-se «Cidades Irmãs».

A geminação das “cidades irmãs” mantém-se passados estes anos, através do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, que nasceu em 1994, uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º Ciclo de conhecer as cidades.

Exibição do filme “O Jogador”

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha e do ciclo “Melhores de 2021”, irá realizar-se, no dia 16 de março, quarta-feira, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exibição do filme “O Jogador”, de Paul Schrader.

Este drama tem a duração de 109 minutos, é classificado para maiores de 16 anos e conta com a participação de Oscar Isaac, Willem Dafoe, Tye Sheridan e Tiffany Haddish.

Este filme “centra-se num contador de cartas e veterano de Abu Ghraib com um vício de jogo que busca a redenção e que se vê obrigado a dar indicações ao jovem filho de um ex-colega na medida em que têm um inimigo em comum”. Esta película tem Martin Scorsese como produtor executivo.

A entrada é gratuita e sujeita a reserva através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto telefónico 275 773 032.

 

Fundão disponibiliza Carta Arqueológica

O Município do Fundão disponibilizou para consulta na plataforma SIG da autarquia a Carta Arqueológica do Fundão, um instrumento de trabalho fundamental na gestão do património municipal, particularmente no âmbito da sua preservação.

A Carta Arqueológica do Fundão está disponível em https://sig.cm-fundao.pt e foi elaborada com base na compilação das diversas ações de investigação realizadas neste território e nos trabalhos de prospecção e escavação empreendidos pela equipa do Museu Arqueológico Municipal.

No quadro de futuros projetos de investigação ter o conhecimento prévio da realidade arqueológica poderá ser proveitoso para se estabelecerem áreas preferenciais de pesquisa, selecionar sítios a valorizar, a escavar ou a classificar, desenvolver estudos sobre modelos de ocupação do território sobre períodos cronológicos concretos, entre outras valências.

O concelho do Fundão é um território de grande riqueza patrimonial, constituindo-se com um ponto de passagem e de fixação de populações desde a mais remota pré-história, que conta com um historial relevante em matéria de estudos e trabalhos arqueológicos.

O inventário das ocorrências patrimoniais é um trabalho em constante construção, aberto a novos acrescentos de informação e nunca deve ser dado por concluído.

Exposição “Enerelis – A Criação de um Mundo Novo” na Biblioteca Municipal

Está patente, até dia 7 de abril de 2022, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição de banda desenhada “Enerelis – A Criação de um Mundo Novo”, de Patrícia Costa.

Nesta exposição a autora guia-nos através do seu processo criativo na concepção de um mundo de magia e fantasia, de todo o processo de criação de um novo mundo, desde os ambientes e personagens até à arte final.

“Enerelis” é “um dos três mundos paralelos à Terra e palco do início do maior desafio de Eyren Caeli, o jovem protagonista desta história. Numa viagem cheia de magia, mistérios e segredos, ele fará para salvar uma pessoa, mesmo que o seu passado teime em assombrar todos os seus passos. O primeiro volume desta saga apresenta-nos um dos mais recentes mundos de fantasia da banda desenhada portuguesa”.

Criado por Patrícia Costa, autora natural do Fundão, o seu primeiro álbum tem inspiração gráfica no manga, a banda desenhada japonesa e no argumento das narrativas de fantasia épica.

Patrícia Costa nasceu em 1983, é natural do Fundão e reside atualmente no Montijo. É licenciada em Arquitetura pelo ISCTE, mas dedicou-se à ilustração. Em 2018, ingressou no I Curso de Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo, tem participado em concursos e já publicou diversos trabalhos em edição independente, antologia e fanzines. Atualmente dedica-se à série “Crónicas de Enerelis”, que tem já dois volumes editados. Nos últimos anos tem sido distinguida com alguns prémios, destacando-se o prémio na Categoria A+ do Concurso de BD do XXIX Prémio Nacional de Banda Desenhada promovido pelo Amadora BD em 2018.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9.30h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h, assim como à segunda-feira e ao sábado, entre as 14.00h e as 18.00h.

Campeonato Nacional de Agility em Atalaia do Campo

Irá realizar-se, nos dias 19 e 20 de março, Campo de Jogos 23 de Maio, na Atalaia do Campo, uma prova de Agility, que irá contar para o Campeonato Nacional da modalidade.

O agility é uma modalidade baseada no hipismo que pretende que dono e cão se divirtam enquanto competem. Esta modalidade consiste em ultrapassar um determinado número de obstáculos, cuja sequência é definida e preparada por um juiz. Os obstáculos são saltos, túneis, slalom e obstáculos de contacto. Ganha o cão mais rápido e com menor número de faltas. O juiz será Domingos Carneiro.

Os concorrentes não conhecem o percurso a fazer pois este é definido pelo juiz, que o abre aos concorrentes antes da prova e durante oito minutos de forma a estes decorarem o circuito e verem qual a melhor forma de conduzir o seu cão.

As provas decorrem no sábado, dia 19 de março, das 14h00 às 20h00, e no domingo, dia 20 de março, das 9h30 às 15h30, nos graus 0, 1, 2 e 3.

 

A organização desta iniciativa é do Município do Fundão e do Clube Cinófilo do Alentejo, com o apoio da Associação Cultural e Recreativa da Atalaia do Campo.

Amendoeiras em Flor no concelho do Fundão

O Município do Fundão está a promover, até dia 12 de março de 2022, o programa de atividades “Amendoeiras em Flor”, do qual fazem parte programas turísticos, passeios de Tuk Tuk, Talks and Walks, cestas de piquenique, entre outros.

O Fundão tem cenários deslumbrantes e as amendoeiras em flor pintam o concelho de branco. Para desfrutar deste cenário, o Município do Fundão preparou um conjunto de atividades a pensar em todos aqueles que querem visitar este território https://visitfundao.pt/index.php/amendoeiras-em-flor.

Para mais informações e marcações deverá contactar o Posto de Turismo do Fundão, através do contacto telefónico 275 779 040 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Byrd Sno atuam no Fundão

Irá realizar-se, no dia 19 de março, sábado, às 21h30, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, o concerto dos Byrd Sno.

“Um caminho de sons que revela sensações e mundos imaginários, seres vivos e elementos do nosso planeta”. Byrd Sno é uma banda que ambiciona proporcionar viagens sensoriais através da mistura de sons convencionais e electrónicos, luz e vídeo-projeção.

“Beyond the Irreversible”, o primeiro álbum da banda, foi gravado em 2019 em Berlim e os concertos “contam com versões recicladas das músicas do álbum”, com uma “elaboração cénica que articula vídeo-projeções e jogos de luzes, completando toda a parte sonora, resultando num todo, aqui e agora, presente num momento único”.

A banda é constituída por Zé Stark (Bateria, Drum Pad, Teclados e Voz), José Almeida (Baixo e Voz), Nuno Biltes (Guitarra Elétrica, Teclados, Efeitos e Voz) e Nuno Jesus (Guitarra Elétrica, Teclados, Efeitos e Voz).

Os bilhetes para este espetáculo terão o custo de cinco euros e poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem.

O concerto irá cumprir com todas as regras impostas pela DGS, e a apresentação irá decorrer de acordo com todas as indicações das Autoridades de Saúde.

Município do Fundão promove iniciativa “Março – Géneros e Mitos”

O Município do Fundão irá promover, durante o mês de março, a iniciativa “Março – Géneros e Mitos”, com o intuito de fomentar a reflexão em torno da igualdade de género e de oportunidades, desmistificando alguns dos mitos e preconceitos existentes na sociedade.

Com este propósito irão ter lugar um conjunto de atividades, que irão decorrer de acordo com o seguinte programa:

 

Ação de sensibilização “Violência no Namoro”

3 de março | 14h10 – 15h00

Casa das Memórias António Guterres | Donas

Público-alvo – Comunidade escolar

 

Debate: Uma conversa com… “Cidadania em Tempo de Pandemia”

4 de março | 14h30

Casa das Memórias António Guterres | Donas

Público-alvo – Comunidade em geral

 

Apresentação do livro “Mulheres da Minha Terra”

6 de março | 15h30

Salão do Recinto de Festas de Santa Luzia | Castelejo

Livro de Rosário Janeira

Público-alvo – Comunidade em geral

 

Workshop “O Poder da Imagem”

8 de março | 15h00

Instalações do CLDS

Público-alvo – Mulheres em situação de vulnerabilidade

 

We, Women | W2/Somos Mulheres

8 de março | 14h30 – 15h00

Praça do Município | Fundão

Público-alvo – Comunidade em geral

 

Visualização de um filme documental (Projeto Veleda – Associação Beira Serra)

13 de março | 15h00

Auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes | Fundão

Público-alvo – Comunidade em geral

 

Visualização do filme “A Carga” (2 sessões)

17 de março | 10h00 e 14h00

Auditório d’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes | Fundão

Público-alvo – Comunidade escolar (maiores de 16 anos)

 

Ação de Sensibilização – Emoções e Perdas na Adolescência (Unidade de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira)

18 de março | 21h00

Auditório da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade

Público-alvo – Comunidade em geral

 

Workshop “Conciliação da Vida Profissional e Familiar”

24 de março | 15h00

Sala da Concha do Casino Fundanense | Fundão

Público-alvo – Chefias e respetivos/as colaboradores/as da Câmara Municipal do Fundão

Fundão participa na maior feira de imobiliário da Europa

O Município do Fundão irá participar, entre os dias 15 e 18 de março de 2022, na maior Feira de Imobiliário da Europa, a MIPIM 2022, que irá realizar-se em Cannes, França.

O Fundão irá ter um stand próprio em que irá promover o seu ecossistema de inovação e investimento aos milhares de visitantes deste sector, realizar contactos com novos investidores internacionais para que possam investir no concelho, descobrir as últimas tendências deste mercado, estabelecer parcerias estratégicas com outras cidades e regiões de todo o mundo e aproximar o concelho do Fundão da diáspora investidora nesta área de negócio.

A edição MIPIM 2022 irá decorrer no centro de congressos “Palais des Festivals”, na cidade de Cannes, e irá juntar os agentes mais influentes do mundo do mercado imobiliário. Esta edição terá algumas novidades, nomeadamente um programa mundial, o Propel Station, evento único dedicado à tecnologia e inovação imobiliária; e uma plataforma digital de networking, MIPIM World 365, que irá facilitar o contacto entre todos os participantes desta edição.

Ao longo dos quatro dias dedicados a conferências, exposições e networking, prevê-se que se desloquem a esta feira mais de 7.500 visitantes, entre investidores à procura de projetos e ativos inovadores para investir; representantes de empresas e startups do ramo imobiliário à procura de financiadores, novas localizações e novos parceiros estratégicos; e instituições públicas à procura de soluções inovadoras e sustentáveis que consigam responder aos desafios prementes do mercado imobiliário.

Poderá encontrar mais informações sobre o MIPIM 2022 em https//www.mipim.com/en-gb.html.

Quadragésima une cinco concelhos da Beira Interior em torno das manifestações religiosas da Quaresma

A Quadragésima é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial ligadas ao período da Quaresma, promovida pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal.

Este ano, devido às restrições, recuperam-se para o meio digital, através de um site e redes sociais próprias, alguns dos momentos mais marcantes das edições anteriores, exibindo eventos numa programação artística que envolve as comunidades locais.

Via Sacra, Procissão dos Passos, encomendação das almas, canto dos martírios, alvíssaras, procissão dos Penitentes, procissão do Senhor da Cana Verde - Ermidas ou procissão do Enterro do Senhor são algumas das manifestações religiosas mais conhecidas associadas à Quaresma, que representa, no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos das manifestações tradições da região Beirã.

A Quaresma evidencia sentimentos coletivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma autenticidade e sentimento vivencial que persiste ao longo do tempo nos rituais destas comunidades.

Este sentir coletivo está presente em inúmeras comunidades espalhadas pelas aldeias destes municípios. Ao seguir no encalço destas pessoas e da manifestação da sua fé, a programação da Quadragésima propõe também um roteiro pelos locais mais emblemáticos desta região, ao traçar um mapa de locais de culto, num percurso que contempla também outros atrativos e pontos de interesse.

A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Na Igreja Católica, o Tempo da Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e culmina na Solenidade de Domingo de Ramos, decorrendo assim os 40 dias de Quaresma. A semana que precede a Páscoa é conhecida na tradição católica como Semana Santa. O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Nascida em 2003, na Cova da Beira, no sopé da Gardunha, a Quadragésima consiste num projeto cultural que pretende construir e comunicar a identidade de um território, revelando em toda a sua plenitude a religiosidade das gentes desta região.

Com início no Fundão, a Quadragésima cresceu entretanto, alargando-se aos concelhos de Belmonte, Covilhã, Guarda e Sabugal, o que proporciona vivências únicas nos diversos territórios, nos quarenta dias que antecedem a Páscoa.

A exemplo de outros projetos que têm sido desenvolvidos em rede, como é exemplo a recente candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, a Quadragésima está a traçar um caminho de reinvenção das tradições da Quaresma, do património religioso e dos eventos culturais destes cinco municípios, conjugando-os numa agenda única, apesar das particularidades de cada um, e divulgando-os em conjunto.

Ao longo de seis semanas, poderá ver, em diversas plataformas digitais, algumas dessas manifestações genuinamente populares, juntamente com criações artísticas únicas.

Poderá obter mais informações através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Acompanhe ainda a página de Facebook e o canal de Youtube da Quadragésima.

Serviços ao cidadão


BUPI - Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.

Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.

Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt

 

Plataforma de ensino assistido

SIGA

Refeições escolares

Investir no Fundão

Guia do investidor

#movetofundao

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais